Revista Caminho Aberto adota novo sistema de submissão e volta a receber manuscritos

2021-10-09

A Revista Caminho Aberto, periódico científico editado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSC, informa que em 8 de outubro de 2021 entrou no ar o seu novo sistema de submissão e gestão editorial de artigos e relatos científicos. 

 

A equipe editorial adotou a versão 3.2.1.4 do Open Journal Systems (OJS), aplicativo de software livre, criado pelo Public Knowledge Project e lançado sob a licença GNU General Public License, que dá liberdade ao usuário de fazer modificações no programa. O OJS é uma ferramenta que permite o gerenciamento de todo o processo de submissão de manuscritos e do fluxo de trabalho editorial até a publicação dos artigos e edições on-line. 

 

Agradecemos por mais uma parceria junto a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, que nos forneceu o suporte técnico necessário para colocarmos o OJS no ar. 

 

Tem artigo para submeter? Visite “Submissão on-line e acesso ao sistema”, na página do nosso site: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/about/submissions Nesta nova etapa da revista, também a partir de 8 de outubro de 2021, a Caminho Aberto volta a receber manuscritos nas modalidades ‘artigo’ e ‘relatos de experiência’. Conforme deliberação dos Editores de Seção em reunião virtual ocorrida em 08/07/2021, a partir de 2022 a revista passa para a modalidade de "Publicação contínua". Nesse sentido, deixaremos de organizar os artigos em números para localizá-los num volume único anual. Pretende-se com essa modificação agilizar a publicação de novos artigos para disponibilizá-los o mais rápido possível para seus potenciais leitores.

 

No momento da submissão é necessário que os autores informem o número da ORCiD nos “metadados”.

 

A ORCiD é um identificador digital único, gratuito e persistente, cujo objetivo é garantir que não ocorra duplicidade ou semelhança de nomes dos pesquisadores e extensionistas, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Isso contribui para o reconhecimento e adequada recuperação dos trabalhos publicados, bem como a correta citação.

 

Dúvidas sobre o novo sistema, escreva para caminhoaberto@ifsc.edu.br

 

Equipe Editorial