Revista Caminho Aberto está com submissões abertas

2019-12-05

FOCO E ESCOPO

A revista Caminho Aberto é uma publicação interdisciplinar, que busca socializar, por meio de artigos científicos e relatos de experiência inéditos, atividades de extensão que tenham o objetivo de desenvolver ações articuladas com o mundo do trabalho e os diversos segmentos sociais, com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimento científico e tecnológico.

Considera-se atividade de extensão aquela ação educacional que envolve INSTITUIÇÃO(ÇÕES) DE ENSINO (servidores e alunos) + "COMUNIDADE".

Entende-se, neste contexto, como "comunidade" qualquer indivíduo ou organização externos a instituição de ensino. Como por exemplo, empresas, governo, ONGs, cooperativas, associações, movimentos sociais, comunidade em geral e demais organizações da sociedade civil.

Os trabalhos devem apresentar de modo explícito a relação da instituição educacional com o ambiente externo. Deste modo, preconizam-se estudos que apresentam os impactos gerados no aluno e na sociedade.

O escopo dos artigos apresentados deve estar em consonância com as áreas temáticas sugeridas pela Rede Nacional de Extensão (RENEX), que são:

Comunicação;
Cultura;
Direitos Humanos e Justiça;
Educação;
Meio Ambiente;
Saúde;
Tecnologia e Produção;
Trabalho.

Fique atento as orientações pois no último período de submissões diversos trabalhos excelentes foram arquivados devido a diretrizes básicas que não foram cumpridas. Dentre elas destacam-se:

- Utilizar dos modelos de arquivos para a submissão;
- Respeitar o número máximo de caracteres;
- Apresentar a quantidade mínima de imagens (3), enviá-las como arquivos suplementares com qualidade e indicá-las no arquivo original com legenda;
- Não exceder o número autores (4)
- Aderir a extensão (explicitar a relação com o ambiente externo a instituição de ensino /comunidade)

É FUNDAMENTAL CONSIDERAR AS ESPECIFICIDADES DA EXTENSÃO.

Neste grupo estão os princípios do IMPACTO NA FORMAÇÃO DO ALUNO, IMPACTO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, INTERAÇÃO DIALÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE, INDISSOCIABILIDADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO.

  • Apresenta explicitamente ou justifica-se a partir de uma demanda externa / da comunidade (comunidade, empresas, governo e demais organizações da sociedade civil) para a realização da atividade de extensão.
  • Evidencia a participação da comunidade externa, inclusive na concepção das ações (INTERAÇÃO DIALÓGICA).
  • Explicita a participação de discente/s como protagonistas da atividade (IMPACTO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE).
  • Apresenta estratégias e procedimentos que visam a integração entre ensino, pesquisa e extensão (INDISSOCIABILIDADE).
  • A proposta é executada por membros de diversas áreas/disciplinas/cursos e setores contemplando aspectos da INTERDISCIPLINARIDADE E INTERSETORIALIDADE.
  • Apresenta os impactos/transformações gerados na comunidade externa (IMPACTO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL).
  • Explicita os IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE.


Será um prazer receber sua atividade de extensão.

Acesse o link https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/about para mais informações.