Sobre a Revista

A partir de 2022, a Revista Caminho Aberto adota o fluxo contínuo de recebimento e publicação de volume único anual.  Após a aprovação de dois(duas) avaliadores(as) em sistema duplo-cego, revisão ortográfica e diagramação, a submissão será publicada na página do periódico sem a necessidade de aguardar o fechamento de um número.  Pretende-se com essa modificação agilizar a publicação de novos artigos para disponibilizá-los o mais rápido possível para seus potenciais leitores em Open acess free.

A Revista Caminho Aberto é um periódico interdisciplinar especializado em extensão. Assim, o corpo editorial considera, em concordância com os documentos da CAPES para a área que a Interdisciplinaridade é a “convergência de duas ou mais áreas do conhecimento, não pertencentes à mesma classe, que contribua para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia, transfira métodos de uma área para outra, gerando novos conhecimentos ou disciplinas e faça surgir um novo profissional com um perfil distinto dos existentes, com formação básica sólida e integradora”.

Diante do exposto, espera-se que os trabalhos produzidos a partir de projetos de extensão levem em considerações os aspectos acima citados. Partindo desses pressupostos estabelecidos pelo Conselho Editorial, a avaliação dos trabalhos baseia-se em dois grupos de princípios: 1) aqueles relacionados à própria natureza do que é a extensão; 2) os princípios preconizados pela área Interdisciplinar da CAPES.

1º.) Princípios relacionados à natureza da extensão;

Neste grupo estão os princípios do IMPACTO NA FORMAÇÃO DO ALUNO, IMPACTO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, INTERAÇÃO DIALÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE, INDISSOCIABILIDADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. Nesse sentido, a análise de um revisor técnico é movida pelas seguintes perguntas:

Apresenta explicitamente ou justifica-se a partir de uma demanda externa / da comunidade (comunidade, empresas, governo e demais organizações da sociedade civil) para a realização da atividade de extensão?

Evidencia a participação da comunidade externa, inclusive na concepção das ações (INTERAÇÃO DIALÓGICA)?

Explicita a participação de discente/s como protagonistas da atividade (IMPACTO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE)?

Apresenta estratégias e procedimentos que visam a integração entre ensino, pesquisa e extensão (INDISSOCIABILIDADE)?

A proposta é executada por membros de diversas áreas/disciplinas/cursos e setores contemplando aspectos da INTERDISCIPLINARIDADE E INTERSETORIALIDADE?

Apresenta os impactos/transformações gerados na comunidade externa (IMPACTO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL)?

Explicita os IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE?

 

2º.) Princípios defendidos pela área Interdisciplinar da CAPES

Os princípios do pensamento complexo e interdisciplinar que o documento da área na CAPES sugere, preconizados também pelo Conselho Editorial, são:

- Promover a abertura para o enfrentamento de novas perspectivas teórico-metodológicas de pesquisa, ensino, extensão e inovação.

- Atender aos desafios epistemológicos que a inovação teórica e metodológica apresenta às pesquisas, aos projetos de extensão e ao ensino interdisciplinares, o que requer diálogos cada vez mais estreitos entre disciplinas de diferentes áreas do conhecimento e das áreas entre si, assim como destas com as filosofias das ciências, em suas diferentes vertentes.

- Promover a incorporação de metodologias interdisciplinares nos projetos de pesquisa e extensão dos docentes e discentes.

- Reconhecer que diferentes concepções podem ser adotadas nas pesquisas, no ensino e nos projetos de extensão interdisciplinar, pois é possível construir significados distintos, valorizando e reconhecendo a diversidade que a área comporta.

- Aprofundar as características definidoras dos conceitos de pluri, multi e interdisciplinaridade, seus diferentes contextos teórico-metodológicos tendo em vista suas relações e diferenciações, possibilidades e limites, a fim de melhor embasar as definições de propostas de ensino pesquisa e extensão, suas linhas inovadoras, assim como as avaliações dos diferentes programas da Área Interdisciplinar.