Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Categorias de Trabalhos a serem publicados


Artigos 
apresentam os resultados de atividades de extensão resultantes de pesquisas e contêm, necessariamente, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos e resultados alcançados. Já os relatos de experiência descrevem e/ou discutem experiências desenvolvidas nas áreas temáticas da extensão e são compostos por resumo e descrição das atividades desenvolvidas.

A equipe editorial poderá propor Edições Temáticas. Neste caso, os temas definidos serão previamente anunciados.

Idiomas para submissão: português, inglês ou espanhol.

Resumo: no idioma do artigo e em inglês

Palavras-chave: no idioma do artigo e em inglês

Imagens: os artigos devem conter no mínimo 3 ilustrações, uma vez que a Revista é uma publicação ilustrada. (ATENÇÃO: RESOLUÇÃO MÍNIMA DE 300 dpi).


Formatação dos textos:

PARA ARTIGOS: 20 mil a 35 mil caracteres com espaços (aproximadamente de 7 a 13 páginas em tamanho A4, fonte Times New Roman 12, entrelinha 1,5 com margens 2 cm), incluídos título, resumo, abstract, palavras-chave, keywords, texto completo e referências bibliográficas.

Acesse aqui o Modelo para artigos no formato WORD - DOCX

Acesse aqui o Modelo para artigos no formato LIBREOFFICE - ODT

------------------------------------------------------------------------------------

PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: 5 mil a 10 mil caracteres com espaços (aproximadamente de 2 a 4 páginas em tamanho A4, fonte Times New Roman 12, entrelinha 1,5 com margens 2 cm), incluídos título, resumo, abstract, palavras-chave, keywords, texto completo e referências bibliográficas.

Acesse aqui o Modelo para relatos de experiência no formato WORD - DOCX

Acesse aqui o Modelo para relatos de experiência no formato LIBREOFFICE - ODT

 
*Não é cobrado nenhum tipo de taxa (seja de processamento do artigo seja de sua submissão).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O trabalho refere-se a uma atividade de extensão conforme as diretrizes estabelecidas na RESOLUÇÃO CONSUP Nº 61, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2016, cujo objeto de estudo preconiza a descrição e investigação de práticas que apresentem a relação dialógica entre as instituições educacionais e seu ambiente externo (comunidade, empresas, governo e demais organizações da sociedade civil).

  2. Todos os textos enviados como colaboração à Caminho Aberto devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão neste ambiente. Todos os autores precisam estar cadastrados no sistema da revista com seu respectivo identificador digital ORCID.
  3. Os artigos devem ser originais e inéditos. E não podem estar em avaliação em outros períodicos concomitantemente.

    *É considerado inédito o texto que ainda não foi publicado em outro periódico científico.

  4. As colaborações devem ser anexadas em arquivos eletrônicos formatados de acordo com as presentes normas e modelos descritos no item diretrizes para autores. Não são aceitos arquivo em PDF, somente nas versões .docx e .odt conforme modelos disponíveis no site.
  5. São admitidas colaborações em português, inglês e espanhol.
  6. Os trabalhos devem seguir rigorosamente os critérios constantes nas diretrizes para autores no item Formatação dos textos.
  7. Para cada trabalho submetido é exigido no mínimo 3 imagens ou ilustrações que devem ser encaminhadas em arquivos separados, em formato .jpg, com resolução mínima de 300 dpi, indicando a ordem /  numeração conforme legenda no artigo / relato.
  8. Os textos devem seguir as normas brasileiras NBR 6023/2018 (referências), NBR 10520/2002 (citações) e 6022/2018 (artigo em publicação periódica).
  9. Os textos escritos em português devem estar adequados ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
  10. A revista recebe colaborações de extensionistas alunos, professores e técnicos administrativos. Para os alunos é obrigatória a autoria compartilhada com professores ou técnicos administrativos que possuam, no mínimo, nível superior completo. São permitidos trabalhos com até 3 co-autores além do autor principal.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).

O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.

O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.

O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.


A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.

Licença Creative Commons
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.