Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
O trabalho refere-se a uma atividade de extensão conforme as diretrizes estabelecidas na RESOLUÇÃO CONSUP Nº 61, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2016, cujo objeto de estudo preconiza a descrição e investigação de práticas que apresentem a relação dialógica entre as instituições educacionais e seu ambiente externo (comunidade, empresas, governo e demais organizações da sociedade civil).
- Todos os textos enviados como colaboração à Caminho Aberto devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão neste ambiente. Todos os autores precisam estar cadastrados no sistema da revista com seu respectivo identificador digital ORCID.
-
Os artigos devem ser originais e inéditos. E não podem estar em avaliação em outros períodicos concomitantemente.
*É considerado inédito o texto que ainda não foi publicado em outro periódico científico.
- As colaborações devem ser anexadas em arquivos eletrônicos formatados de acordo com as presentes normas e modelos descritos no item diretrizes para autores. Não são aceitos arquivo em PDF, somente nas versões .docx e .odt conforme modelos disponíveis no site.
- São admitidas colaborações em português, inglês e espanhol.
- Os trabalhos devem seguir rigorosamente os critérios constantes nas diretrizes para autores no item Formatação dos textos.
- Os textos devem seguir as normas brasileiras NBR 6028/2021 (resumo), NBR 6023/2018 (referências), NBR 10520/2002 (citações) e 6022/2018 (artigo em publicação periódica).
- Os textos escritos em português devem estar adequados ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
- A revista recebe colaborações de extensionistas alunos, professores e técnicos administrativos. Para os alunos é obrigatória a autoria compartilhada com professores ou técnicos administrativos que possuam, no mínimo, nível superior completo. São permitidos trabalhos com até 3 co-autores além do autor principal.
-
Cabe a todo(a) autor(a) ter anuência das diretrizes e normas relacionadas ao tratamento ético envolvendo pesquisas com seres humanos. Dessa forma, pesquisas que abarcam seres humanos (oriundas do campo das Ciências da Vida) devem obrigatoriamente ter seguido os preceitos da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e ter aprovação junto ao Comitê de Ética da instituição à qual está/estão vinculado(s). Essa aprovação deve ser mencionada no corpo do texto, na seção sobre a metodologia empregada.
Já os trabalhos do campo interdisciplinar, que também articulam pesquisa com seres humanos, os autores devem atender as diretrizes e normas da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, que dispõe sobre os dispositivos aplicáveis à pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.
Link para as resoluções:
http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf -
O autor, ao fazer uso de imagens de crianças e adolescentes, deve observar os dispositivos da Lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
Importante ressaltar que ao selecionar uma imagem para o seu manuscrito, o autor deve levar em consideração que a referida imagem deve corroborar com a discussão acadêmica. Ilustrações que nada contribuem com o debate científico devem ser descartadas.
Dossiê temático: Curricularização da Extensão - particularidades e desafios
Artigos e relatos de experiência que atendem a uma chamada específica, coordenada por organizadores previamente selecionados ou por meio de chamada realizada pelos editores.
Declaração de Direito Autoral
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.