v. 10 n. 18 (2021): Homenagem ao centenário de Paulo Freire

A capa traz a foto de Paulo Freire, com um quadro negro atrás, no qual se encontra escrita a palavra "luta". Ao lado do educador, estão alguns livros. Em seu casaco, verde escuro, há um broche escrito "100 anos", fazendo remissão ao seu centenário de nascimento (em 1921).

Julho a dezembro de 2021.

Esta edição de número 18, respectiva ao segundo semestre de 2021, traz em sua capa a imagem do educador que transformou a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, marcando nossa história de maneira tão significativa que, ao se falar de EJA, é impreterível se falar de Paulo Freire. Como já destacara Dantas Júnior (2021), Freire, nos tempos atuais, é “mais do que nunca, incontornável e imprescindível”.

A proposta da nossa revista está voltada à EJA, em suas múltiplas dimensões, de modo que, neste segundo semestre de 2021, não poderíamos deixar de homenagear o centenário de nascimento de Paulo Freire, que se deu em 19 de setembro de 2021. São 100 anos do nascimento do educador que se tornou um divisor de águas nessa modalidade de ensino no Brasil (assim como se constitui referência internacional na área de educação).

Este já é o terceiro número da revista marcado pela pandemia da COVID-19, mas é a primeira edição na qual temos frutos de pesquisas respectivas ao período de pandemia, momento que foi classificado por alguns autores como um “tempo de crise”, expressão à qual aderimos (inclusive no título deste editorial), porque concordamos com tal definição. Enfim, esta edição da “EJA em Debate” está composta por textos que temos o prazer de apresentar.

Desejamos a vocês, leitores-dodiscentes, profundas reflexões e a convicção de que a transformação é possível!

Publicado: 2021-12-30

Edição completa