IMPLEMENTAÇÃO E A EXPANSÃO DO PROEJA NO DISTRITO FEDERAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

Palavras-chave:

Proeja. Distrito Federal. Transiarte. Instituto Federal de Brasília. Integração.

Resumo

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) rompeu com a dualidade histórica entre trabalho manual e trabalho intelectual, concebendo o trabalho como princípio educativo, e, como resultado, pôde-se observar a formação humana e integral de sujeitos sociais. Este artigo de revisão teve por objetivo geral apresentar considerações sobre a implementação do PROEJA no Distrito Federal e a sua expansão com a institucionalização do Instituto Federal de Brasília (IFB). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com buscas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, bem como no Repositório Institucional da Universidade de Brasília, com os descritores PROEJA e Distrito Federal. Para a seleção dos estudos, foi utilizada a estratégia de leitura dos resumos por “scanning”. A síntese narrativa foi usada para descrição dos achados. Foram encontrados 51 títulos ao todo, sendo selecionados os 7 que abordavam aspectos relacionados ao PROEJA no Distrito Federal. Verificou-se o pioneirismo do Projeto PROEJA – Transiarte no desenvolvimento de pesquisas contemplando a integração da Educação de Jovens e Adultos com a Educação Profissional. Diante da complexidade e dos inúmeros desafios políticos e pedagógicos que envolvem a oferta e a execução do Programa, torna-se necessária a realização de mais pesquisas sobre a temática, visando a fomentar a construção de itinerários formativos que contemplem os objetivos e as finalidades do Programa e mitiguem a lógica da exclusão social e do silenciamento tão presentes na realidade dos educandos.

Palavras-chave: PROEJA. Distrito Federal. Transiarte. Instituto Federal de Brasília. Integração.

Biografia do Autor

Eliene do Carmo Santos Nunes, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Brasília (IFB). Mestra em ensino pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT).

Referências

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Publicado

2021-12-30