Apresentação do dossiê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3676

Resumo

A curricularização da extensão é um tema relevante e atual no contexto da educação superior brasileira. A partir da Lei nº 13.005/2014, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE), reforça-se a extensão como um dos compromissos primordiais e função precípua das instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, juntamente com o ensino e a pesquisa. Nesse sentido, a curricularização da extensão surge como uma estratégia para integrar as atividades de extensão ao currículo dos cursos de graduação, contribuindo para a formação de profissionais mais críticos e comprometidos com a realidade social. Nesse contexto, o presente dossiê tem como objetivo discutir a curricularização da extensão e sua relação com os diferentes cursos de graduação (licenciaturas, tecnólogos e bacharelados), considerando as especificidades, desafios e possibilidades no processo de organização e implementação no âmbito dos cursos. Além disso, reuni textos que apresentem reflexões teórico-práticas sobre o tema, bem como relatos de experiências que envolvem a curricularização da extensão, suas estratégias de creditação curricular, interação dialógica e de participação dos estudantes nas atividades de extensão.

Biografia do Autor

Milena de Mesquita Brandão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e mestrado, também em Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade (2011). É especialista em Gênero e Diversidade na Escola (2016) pela UFSC. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, no Departamento Acadêmico da Construção Civil, no Curso Técnico em Edificações e na Graduação em Engenharia Civil. Atualmente é Diretora de Extensão da Pró Reitoria de Extensão e Relações Externa do IFSC.

Fabrício Spricigo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutor em Educação (Políticas Educacionais) pela UDESC com pesquisa sobre a proposta pedagógica do Movimento Santa Catarina pela Educação no contexto da reestruturação produtiva "4.0". Mestre em Educação pela UDESC com estudo sobre o Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social do IFSC. Editor-chefe da Revista Caminho Aberto. Membro do Conselho Editorial do Instituto Federal de Santa Catarina. Pedagogo na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, pertencente ao quadro efetivo do IFSC. Licenciado em Letras/Português. Possui experiência de pesquisa nos seguintes temas: Análise de Políticas educacionais; Processo Ensino-Aprendizagem, Educação e Currículo.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

Brandão, M. de M., & Spricigo, F. . (2023). Apresentação do dossiê. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–4. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3676

Edição

Seção

Dossiê temático: Curricularização da Extensão - particularidades e desafios