O uso de mídias sociais de forma independente e segura para a terceira idade

uma experiência de curricularização da extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3598

Palavras-chave:

Curricularização da Extensão; Terceira Idade; Mídias Sociais; Golpes Digitais; Segurança Digital.

Resumo

Com o objetivo de cumprir as metas apresentadas no Plano Nacional de Educação (PNE), o processo de curricularização da extensão nos cursos de ensino superior tem se expandido e já está presente na maioria dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Nesse contexto, o presente relato de experiência apresenta um projeto de extensão realizado pelos discentes do curso superior de Sistemas para Internet do IFSC - Campus Garopaba, na disciplina de Iniciação Científica e Extensionista. O objetivo do projeto foi ofertar oficinas sobre o uso seguro de plataformas de mídias sociais para pessoas da terceira idade, auxiliando-as na identificação de golpes e nos perigos que podem surgir no ambiente digital. A execução do projeto se deu em três etapas: (1) levantamento, por métodos exploratórios, do nível de conhecimento geral voltado para mídias sociais com os idosos residentes em Garopaba; (2) desenvolvimento de um modelo de conteúdo para ser abordado durante as oficinas com conteúdos relacionados às redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp; e (3) oficinas ministradas pelos discentes sobre o uso das mídias sociais. O projeto, que faz parte da política de curricularização da extensão, promoveu momentos de compartilhamento de conhecimento, socialização e acesso à infraestrutura do IFSC Campus Garopaba, além de possibilitar que os discentes exercessem um papel de protagonismo e contribuíssem com a comunidade local.

Biografia do Autor

Maria Rosa da Silva Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2008), mestrado em TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages) pela University College Dublin - UCD (2012) na Irlanda e doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2019). Trabalhou como professora de inglês geral e inglês para fins específicos na SEDA College, na Irlanda, onde também atuou no desenvolvimento de materiais voltados para o ensino de língua inglesa. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente no campo de autonomia e formação de professores. Atualmente é professora DIII-2 do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, atuando nos cursos de Pós-graduação, Graduação, Técnicos e de Formação Inicial e Continuada e no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

 

Matheus Trindade Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Discente do curso superior de Sistemas para a Internet

 

Enricky Cardoso Hipólito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Discente do curso superior de Sistemas para a Internet

Referências

ALENCAR, Bruna de. Pesquisa tenta entender a complicada relação entre idosos e tecnologia. USP. São Paulo 25 de out. de 2013. Disponível em: https://www5.usp.br/noticias/especial-2/pesquisa-tenta-entender-a-complicada-relacao-entre-idosos-e-tecnologia/. Acesso em 18 jul. de 2023.

ARGOUD, Fernanda Isabel Marques; Garcia, Rafaela. Curricularização da Extensão no Campus Itajaí do Instituto Faderal de Santa Catarina (IFSC) - conquistas e desafios. Caminho Aberto: Revista de extensão do IFSC. v. 10, p. 113-116, 2019. DOI: 10.35700/ca2019010%p2530. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/2530. Acesso em: 3 out. 2023.

BOCCHINI, Bruno. Pesquisa mostra exclusão de idosos do mundo digital e da escrita. Agência Brasil, São Paulo, 21 de agosto de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-08/pesquisa-mostra-exclusao-de-idosos-do-mundo-digital-e-da-escrita. Acesso em: 18 jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação – CNE. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 18 jul. de 2023.

DE MELO, A. A.; DE SOUZA, A.; DE AGUIAR BENINCA, R.; VARGAS, S. Proposta de Ações de Extensão como parte da curricularização da extensão: um relato de experiência no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, v. 10 p. 108-112, 2019. DOI: 10.35700/ca2019010%p2527 (Original work published 27º de junho de 2019)

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Resolução nº 61. 2016. Disponível em: http://cs.ifsc.edu.br/portal/files/consup_resolucao61_2016_extensao.pdf. Acesso em: 18 jul. de 2023.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Pedagógico de Curso Superior de Tecnologia - Campus Garopaba, 2020. Disponível em: https://sig.ifsc.edu.br/sigrh/downloadArquivo?idArquivo=1400991&key=b86748ec7971fa96815af1aa94245183. Acesso em: 03 out. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Curricularização da Extensão. c2022. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/curricularizacao-da-extensao. Acesso em: 03 out. 2023.

LEON, Lucas Pordeus. Cerca de 70% dos idosos não se sentem seguros na internet, diz estudo. Radioagência Nacional, 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2022-09/70-dos-idosos-nao-se-sentem-seguros-na-internet-diz-pesquisa. Acesso em: 18 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

da Silva Costa, M. R., Trindade Ferreira, M., & Cardoso Hipólito, E. (2023). O uso de mídias sociais de forma independente e segura para a terceira idade: uma experiência de curricularização da extensão. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–10. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3598

Edição

Seção

Dossiê temático: Curricularização da Extensão - particularidades e desafios