A Metodologia de implementação da curricularização da extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense

Autores

  • Rafael Madruga Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)
  • Fabiana Celente Montiel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) https://orcid.org/0000-0002-9921-6703

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3633

Palavras-chave:

Curricularização, Extensão, Diálogo, Transformação

Resumo

O artigo apresenta de forma detalhada a metodologia de implementação da política de curricularização da extensão nos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Em uma perspectiva freireana, o artigo denuncia os desafios e especificidades vivenciados no processo de curricularização da extensão, assim como anuncia uma reflexão teórica e prática de possíveis caminhos e estratégias para a efetivação da curricularização nos cursos de graduação da Instituição. Evidencia a importância da curricularização da extensão, que além de uma obrigatoriedade, represente uma oportunidade de ressignificar o fazer acadêmico, aproximando o contexto real dos componentes curriculares, trazendo novos sentidos e significados, tanto para os/as estudantes quanto para nós educadores e educadoras, qualificando as reflexões e as práticas, estabelecendo uma nova relação de reconhecimento. Este estudo de caráter qualitativo é parte de uma dissertação de mestrado e para a construção do corpus de análise realizou entrevistas semiestruturadas com nove servidores/as que compõem a comissão central responsável pelo planejamento da implementação da curricularização da extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Em diálogo com os/as participantes da comissão pudemos compreender a metodologia escolhida e construir anúncios que possam auxiliar a efetivação de uma curricularização verdadeiramente transformadora, afirmando a importância dessa política para formação dos/as estudantes, que são os/as protagonistas da curricularização da extensão, e a construção de uma educação sensível, colaborando com uma formação crítica e ampla de todos/as os/as envolvidos/as nessa práxis.

Biografia do Autor

Rafael Madruga Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na linha de pesquisa: Inserção Social Trabalho, cultura e tecnologias na Educação Básica. Membro do grupo de estudos, reflexões e diálogos sobre Educação - Utopia. Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física, no ano de 2010 e Pós-Graduado Lato Sensu em Neuroapredizagem e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Anhanguera Educacional, no ano de 2019. Atua desde 2015 como técnico em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul- Rio-Grandense. Possui experiência como gestor, atuando como coordenador de cursos Técnicos no ano de 2016 e atualmente exercendo a função de Coordenador de Ações de Extensão e Cultura na Reitoria do Instituto (IFsul). Apresenta trabalhos e artigos públicos na área da educação, com o foco na construção de uma educação sensível para a formação mais humana, a partir de pressupostos freirianos.

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). - Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas, atuando nos cursos de Ensino Médio Integrado e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de pesquisa, estudos, reflexões e diálogos sobre Educação - Utopia. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEFEsc. Desenvolve pesquisa na área da Educação Física e Educação com foco na formação e atuação de docentes e demais servidores/as da Educação, a partir de pressupostos freirianos.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Pereira, R. M., & Montiel, F. C. (2023). A Metodologia de implementação da curricularização da extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–24. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3633

Edição

Seção

Dossiê temático: Curricularização da Extensão - particularidades e desafios