A experiência vivida com a curricularização da extensão no âmbito do projeto Brinquedomática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3594

Palavras-chave:

Extensão universitária, Licenciatura em matemática, Fenomenologia

Resumo

Neste artigo, buscamos compreender o que revela a experiência vivida com a curricularização da extensão, no âmbito do projeto Brinquedomática. Com a postura fenomenológica-hermenêutica, a nós se desvelou aspectos vividos no espaço-tempo universidade e no espaço-tempo comunidade. No espaço-tempo universidade, esses aspectos evidenciaram o protagonismo dos acadêmicos com os estudos teóricos, com o planejamento e com as práticas de pesquisa em caráter pedagógico e epistemológico. No espaço-tempo comunidade, evidenciaram comportamentos que enfraqueceram o engajamento dos acadêmicos, e comportamentos que reafirmaram o respeito, a atenção, o interesse e a alegria das crianças participantes. Além disso, esses aspectos vividos revelaram que os acadêmicos assumiram responsabilidades alheias no que tange ao aporte de recursos financeiros, bem como certa preocupação com as ações de ensino em detrimento das ações de extensão.

Biografia do Autor

Ivan Kuelkamp Silveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Acadêmico do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Vanessa Medeiros, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Acadêmica do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Elaine Borges de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Acadêmica do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Paulo Wichnoski, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática.

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Publicado

2023-10-16

Como Citar

Kuelkamp Silveira, I., Medeiros, V., Borges de Oliveira, E., & Wichnoski, P. (2023). A experiência vivida com a curricularização da extensão no âmbito do projeto Brinquedomática. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–22. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3594

Edição

Seção

Dossiê temático: Curricularização da Extensão - particularidades e desafios