Não se faz extensão partindo do pressuposto de que eu sei o que o outro precisa - Entrevista com Lourival José Martins Filho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3564

Resumo

A universidade, os centros de pesquisa, os institutos, a partir daquilo que produzem de ponta, podem, no diálogo com as comunidades, possibilitar a troca, a socialização e a aprendizagem. A experiência aqui no NAPE/UDESC, que é mais voltada para a formação de professores de educação básica, mostra que a extensão retroalimenta o ensino e a pesquisa na perspectiva de pensar que estamos em lugares diferentes, mas somos sujeitos de aprendizagem. Então, a extensão torna isso possível. A extensão é o que nos ensina que só estamos em espaços diferentes, mas somos todos sujeitos cognoscentes. Então, não existe o professor-pesquisador encastelado (como se fosse detentor da última palavra) e o professor da educação básica como se fosse dependente do saber do professor-pesquisador. É uma cumplicidade e o que retroalimenta é a extensão. Então, nesse sentido, toda instituição contemporânea de pesquisa e de formação docente precisa da extensão como possibilidade não apenas de intervir, mas, sobretudo, de aprender. 

Biografia do Autor

Fabrício Sprícigo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Criciúma

Doutor em Educação (Políticas Educacionais, Ensino e Formação) pela UDESC. Editor-chefe da Revista Caminho Aberto. Membro do Conselho Editorial do Instituto Federal de Santa Catarina e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED). Integrante do Laboratório e Grupo de Pesquisa Nape/Udesc/CNPq.

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC). É Pós-doutor em Educação e Humanidades. Editor-Chefe da Revista Linhas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UDESC). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ - Nível 2.  Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Como Citar

Sprícigo, F. ., & Martins Filho, L. J. (2023). Não se faz extensão partindo do pressuposto de que eu sei o que o outro precisa - Entrevista com Lourival José Martins Filho. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–7. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3564