O conhecimento como resultado da atividade humana: uma perspectiva extensionista dialética

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Resumo

Com a perspectiva de dar continuidade aos trabalhos já consolidados ao longo do processo sócio-histórico da revista Caminho Aberto, um periódico interdisciplinar (de publicação contínua) especializado na comunicação científica da extensão, acredito ser oportuno uma breve reflexão sobre a perspectiva dialética das transformações. Nesse sentido, Martins Filho (2011, p. 15) argumenta ser fundamental “[...] compreender que no mundo, qualquer que seja a atividade exercida, será no encontro com o “outro”, na abertura para o diálogo, que encontraremos subsídios para nossa existência”. Desse modo, as atividades extensionistas precisam ser divulgadas, identificadas, analisadas e interpretadas, tendo em vista que “a prática não fala por si mesma, a realidade não se deixa revelar através da observação imediata”. Assim, o ato de conhecer não existe sem trabalho teórico intelectual, pois é o pensamento que dialoga com a realidade a ser conhecida. (KUENZER, 2009).

Biografia do Autor

Fabrício Sprícigo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Criciúma

Doutor em Educação (Políticas Educacionais, Ensino e Formação)

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Publicado

2023-04-11

Como Citar

Sprícigo, F. . (2023). O conhecimento como resultado da atividade humana: uma perspectiva extensionista dialética. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–7. Recuperado de https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3562