Aprendendo química no período remoto
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3530Palavras-chave:
Ensino de química, Projeto de Extensão, Tecnologia digitalResumo
RESUMO
Existem muitas aplicações dos conceitos químicos no cotidiano. No entanto, nem sempre os discentes conseguem fazer essa associação. O objetivo deste projeto de extensão é apresentar a aplicação de química utilizando ferramentas tecnológicas didáticas como forma de contribuição para a popularização dos conhecimentos científicos. Como metodologia, foram elaborados vídeos de curta duração, folders e publicações apresentando os conceitos químicos aplicados ao cotidiano. Os materiais elaborados foram publicitados nas redes sociais que foram criadas para o projeto e que tiveram interação com os estudantes do ensino básico e superior, além de professores e da comunidade. O projeto contribuiu para a aprendizagem de conceitos químicos de forma simples e aplicada, promovendo, assim, aquisição de conhecimento para a comunidade, com associação da teoria com a prática e motivação para formação de cidadãos críticos e reflexivos.
Referências
BEZERRA, R. C.; SILVA CAETANO, R.; PERON DA SILVA, L. Lesson Study na Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática: Articulando Ensino, Extensão e Pesquisa. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, [S. l.], v. 16, p. 1–12, 2022. DOI: 10.35700/2359-0599.2022.16.3395. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3395. Acesso em: 18 dez. 2023.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: área de Ciências da natureza e suas tecnologias. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf
COSTA, M. R. S.; FERREIRA, M. T.; HIPÓLITO, E. C. O uso de mídias sociais de forma independente e segura para a terceira idade: uma experiência de curricularização da extensão. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, [S. l.], v. 17, p. 1–10, 2023. DOI: 10.35700/2359-0599.2023.17.3598. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3598. Acesso em: 10 dez. 2023.
DELAMUTA, B. H.; ASSAI, N. D. de S.; SANCHEZ JÚNIOR, S. L. . Chemistry teaching and DICT: a systematic literature review and a webquest proposal for the teaching of Chemical Bonds. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e149996839, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.6839. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6839. Acesso em: 16 fev. 2023.
FIORI, R.; GOI, M. E. J. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, v.18, n. especial, p. 281-242, 2020.
LAUERMANN, B.; ROBERTO BRUDNA HOLZLE, L. O uso do instagram na divulgação da química. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 3, 14 fev. 2020.
LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química: passado, presente e futuro. Scientia Naturalis, v. 1, n. 3, 2019.
MARTINS, S. T. A. Dinamizando o ensino de inglês em tempos de pandemia: experiências de ensino através do instagram de um projeto de extensão . Fólio - Revista De Letras, v. 12, n.2, 2021. https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7423
OLIVEIRA, D. G. D. B; SILVA, E. V..; LOPES, F. A. M. H; ALVES, W. A.; DUARTE, Y. A. De repente online: uma proposta de ensino de química com as ferramentas tecnológicas. Diversitas Journal, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. DOI: 10.48017/dj.v8i1.2394. Disponível em: https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2394. Acesso em: 1 fev. 2023.
PEREIRA, J. A.; JUNIOR, J. F. da S.; SILVA, E. V. da. Instagram como Ferramenta de Aprendizagem Colaborativa Aplicada ao Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 119–131, 2019. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2099. Acesso em: 16 fev. 2023.
SAMPAIO, R. M. Práticas de ensino e letramentos em tempos de pandemia da COVID- 19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020.
SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. Importância, sentido e contribuição de pesquisas para o ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, n. 1, p. 27-31, mai. 1995.
VERGNA, M.; SILVA, A. Formação dos professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação. Revista Intersaberes, v. 13, n. 28, 2018.
YAMAGUCHI, K. K. L. Ensino de química inorgânica mediada pelo uso das tecnologias digitais no período de ensino remoto. Revista Prática Docente, v.6, n.2, p e041-e041, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.