Liga acadêmica “o ensino de química no contexto amazônico”: interface entre Ensino, Pesquisa e Extensão
Palavras-chave:
Extensão. Aprendizagem significativa. Química. Coari.Resumo
O objetivo deste trabalho foi apresentar as experiências vivenciadas pela Liga Acadêmica “O ensino de Química no contexto amazônico”, utilizando metodologias didáticas experimentais e lúdicas como estratégia para o ensino de Química. A atividade foi realizada para discentes do Ensino Médio (2º e 3º anos) na cidade de Coari, Amazonas. A metodologia consistiu na recepção, palestra, atividade experimental (indicador ácido-base, determinação da vitamina C e teste de chamas) e atividade lúdica (trilha da Tabela Periódica). O Projeto contribuiu com a divulgação de metodologias didáticas que apresentam os conteúdos de Química de forma contextualizada e presente no cotidiano dos estudantes, sendo de fácil execução e de baixo custo. A interação dos acadêmicos com a comunidade proporcionou a divulgação da Química e contribuiu com o desenvolvimento do papel social e de formação no desenvolvimento da tríade Ensino-Pesquisa-Extensão.
doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p87-95.2976
Referências
ARRUDA-BARBOSA, L.; SALES, M. C.; SOUZA, I. L. L.; GONDIM-SALES, A. F.; SILVA, G. C. N.; LIMA-JÚNIOR, M. M. Extensão como ferramenta de aproximação da Universidade com o Ensino Médio. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 174, p. 316-327, 2019 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000400316&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 maio 2020. http://dx.doi.org/10.1590/198053146465.
BUENO, D. M. A.; GOMES, S. I. A. A.; GIUSTI, E. D.; STADLER, J. P. Determinação da vitamina C em suco de laranja: uma proposta experimental investigativa para aplicação no ensino de química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8674 Acesso em: 03 jun. 2020.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: área de Ciências da natureza e suas tecnologias. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf Acesso em: 10 jan. 2021.
CARVALHO, N. R.; BARATA-SILVA, A. W.; PEREIRA, V. S.; GOMES, L. A. Extensão universitária em comunidade rural: diálogos para conservação da Araucaria angustifolia. Revista Conexão, v.16, e2013566, p.1-12, 2020.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Juí: UNIJUÍ, 2000.
COSTA, A. P. et al. A importância da Liga Acadêmica de Queimaduras. Revista Brasileira de Queimaduras, v. 8, n. 3, p.101-105, 2009.
CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola, v. 34, n.2, p. 92-98, 2012.
FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. v. 32, n. 2, p. 101-102, 2010. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/08-PE-5207.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.
FIORUCCI, A. R. A Importância da Vitamina C na Sociedade Através dos Tempos. Química Nova na Escola, São Paulo, n.17, p. 3-7, 2003.
GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Chemistry teaching experimentation in basic education. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, p. e126911787, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i1.1787. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1787. Acesso em: 27 jan. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
GODOI, T.A. F.; OLIVEIRA, H. P. M.; GODOGNOTO, L; Tabela periódica – Um super trunfo para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola, v. 32, n. 1, p.22-25, 2010.
HARRIS, D.C. Análise Química Quantitativa, 7ª ed, Rio de Janeiro: LTC, 2008, 886p.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/coari/panorama. Acesso em 10/5/2020.
LUCA, A. G. O Ensino de Química e algumas considerações The Chemistry Teaching and some consideration. Revista Linhas, v. 2, n. 1, 2001. Disponível em : < http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1292/1103> Acesso em: 05 jun. 2020.
MONTEIRO, L. L. F.; CUNHA, M. S.; OLIVEIRA, W. L.; BANDEIRA, N. G.; MENEZES, J. V. Academic league: is it positive? Experience of Liga Baiana de Cirurgia Plástica. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, v. 23, n.3, p.158-161, 2008. Disponível em: http://www.rbcp.org.br/details/405/academic-league--is-it-positive--experience-of-liga-baiana-de-cirurgia-plastica Acesso em: 20 maio 2020.
OLIVEIRA, A. M.; JESUS, N. F. S.; BALIEIRO, L. C. Preparando um indicador ácido-base natural de açaí (Euterpe oleracea). In SILVA, W. C.; SILVEIRA, S. B. G. A Química Perto de Você: Experimentos de Baixo Custo para a Sala de Aula do Ensino Fundamental e Médio. Sociedade Brasileira de Química – SBQ, 2010, 146p. Disponível em: http://edit.sbq.org.br/anexos/AQuimicaPertodeVoce1aEdicao_jan2011.pdf . Acesso em: 20 maio 2020.
RIBEIRO, P. F. A. et al . Teor de vitamina C, β-caroteno e minerais em camu-camu cultivado em diferentes ambientes. Ciencia Rural, Santa Maria , v. 46, n. 3, p. 567-572, Mar. 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782016000300567&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 05 jun. 2020. https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20150024.
RUFINO, M. S. M. et al. Bioactive compounds and antioxidant capacities of 18 non-traditional tropical fruits from Brazil, Food Chemistry v.121, p.996-1002, 2010. DOI: 10.1016/j.foodchem.2010.01.037.
SANTOS, B. C. D.; FERREIRA, M. Contextualização como princípio para o ensino de química no âmbito de um curso de educação popular. Experiência em Ensino de Ciências, v.13, n.5, 2018. Disponível em: : http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID554/v13_n5_a2018.pdf Acesso em: 28 maio 2020.
SILVA, D. T.; MARTINS, T. L.; SANTOS, A. V.; GOULART, N. S.; SILVA, J. A.; SOUZA, D. C. Evolução do processo ensino-aprendizagem através da implantação da Liga Acadêmica. Revista Rede de Cuidados em Saúde, v. 8, n. 2, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/olavo/Downloads/2277-6010-1-PB.pdf Acesso em: 20 maio 2020.
SILVA, S. L. A.; FERREIRA, G. A. L.; SILVA, R. R. A procura da vitamina C. Química Nova na Escola, v. 2, p. 31-32, nov. 1995.
YAMAGUCHI, K. K. L.; SILVA. J. S. Avaliação das causas de retenção em química geral na Universidade Federal do Amazonas. Química Nova, v.42, n.3, p.346-354, 2019. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422019000300346&lng=en&nrm=iso Acesso em: 04 Mar. 2021.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-08 (2)
- 2021-05-05 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.