Ensino e extensão na promoção da inclusão digital de adolescentes e jovens do campo

Autores

Palavras-chave:

Informática, Tecnologia, Jovens do campo

Resumo

Projeto de extensão realizado na forma de curso de qualificação para uso de ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação tais como hardware, software, internet, redes sociais, editores de texto e de imagens. O objetivo foi promover a inclusão digital de moradores de dez assentamentos da reforma agrária, localizados em sete municípios da região extremo sul da Bahia. As atividades foram desenvolvidas por professores e estudantes do Instituto Federal da Bahia - câmpus Eunápolis nas instalações da instituição. A metodologia foi pautada em uma aprendizagem dialógico-crítica e focada nas demandas do contexto social dos estudantes. As aulas foram divididas em seis módulos, em regime de alternância, no período de julho a dezembro de 2019, sendo cada módulo com duração de uma semana. Houve uma apropriação reflexiva, crítica e tecnicamente qualificada dos conteúdos por parte dos participantes, proporcionando um avanço significativo no processo de inclusão digital.

 

http://dx.doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p132-137.3014


Biografia do Autor

Aldemir Inácio de Azevedo, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Doutor em Desenvolvimento Sustentável. Professor de Sociologia do Instituto Federal da Bahia, Campus Eunápolis.

Jurandir da Cruz Barbosa, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Mestre em Ciência da Computação. Professor do Instituto Federal da Bahia.

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

MATTOS, Fernando Augusto Mansor de; SANTOS, Bruna Daniela Dias Rocchetti. Sociedade da informação e inclusão digital: uma análise crítica. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.5, n.1, p. 117- 132, março, 2009. Disponível em: http://www.ibict.br/liinc. Acesso em: 15/05/2020.

PACCES, André Caetano. A inclusão digital como fator de desenvolvimento da sociedade da informação. Revista de Direito Internacional e Globalização Econômica – DIGE, PUC-SP, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 20-26, 2018.

SANTOS, Carolinekk Queiroz; CARDOSO, Ana Maria Pereira. Inclusão digital e desenvolvimento local. TransInformação, Campinas, Vol.21, nº 1, p. 7-22, jan./abr., 2009.

SOUSA, Laiana Ferreira de; FRANÇA, Izabel de Lima. Inclusão digiral como fator de acesso a informação: perspectivas para o letramento digital. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 20-29, jan./ago. 2017.

Downloads

Publicado

2021-05-05 — Atualizado em 2021-10-08

Versões

Como Citar

Azevedo, A. I. de, & Barbosa, J. da C. (2021). Ensino e extensão na promoção da inclusão digital de adolescentes e jovens do campo. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (14), 132–137. Recuperado de https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3014 (Original work published 5º de maio de 2021)

Edição

Seção

Relatos de Experiência