Ensino e extensão na promoção da inclusão digital de adolescentes e jovens do campo
Palavras-chave:
Informática, Tecnologia, Jovens do campoResumo
Projeto de extensão realizado na forma de curso de qualificação para uso de ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação tais como hardware, software, internet, redes sociais, editores de texto e de imagens. O objetivo foi promover a inclusão digital de moradores de dez assentamentos da reforma agrária, localizados em sete municípios da região extremo sul da Bahia. As atividades foram desenvolvidas por professores e estudantes do Instituto Federal da Bahia - câmpus Eunápolis nas instalações da instituição. A metodologia foi pautada em uma aprendizagem dialógico-crítica e focada nas demandas do contexto social dos estudantes. As aulas foram divididas em seis módulos, em regime de alternância, no período de julho a dezembro de 2019, sendo cada módulo com duração de uma semana. Houve uma apropriação reflexiva, crítica e tecnicamente qualificada dos conteúdos por parte dos participantes, proporcionando um avanço significativo no processo de inclusão digital.
http://dx.doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p132-137.3014
Referências
MATTOS, Fernando Augusto Mansor de; SANTOS, Bruna Daniela Dias Rocchetti. Sociedade da informação e inclusão digital: uma análise crítica. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.5, n.1, p. 117- 132, março, 2009. Disponível em: http://www.ibict.br/liinc. Acesso em: 15/05/2020.
PACCES, André Caetano. A inclusão digital como fator de desenvolvimento da sociedade da informação. Revista de Direito Internacional e Globalização Econômica – DIGE, PUC-SP, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 20-26, 2018.
SANTOS, Carolinekk Queiroz; CARDOSO, Ana Maria Pereira. Inclusão digital e desenvolvimento local. TransInformação, Campinas, Vol.21, nº 1, p. 7-22, jan./abr., 2009.
SOUSA, Laiana Ferreira de; FRANÇA, Izabel de Lima. Inclusão digiral como fator de acesso a informação: perspectivas para o letramento digital. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 20-29, jan./ago. 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Versões
- 2021-10-08 (2)
- 2021-05-05 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.