Ensino e extensão na promoção da inclusão digital de adolescentes e jovens do campo

Autores/as

Palabras clave:

Informática, Tecnologia, Jovens do campo

Resumen

Projeto de extensão realizado na forma de curso de qualificação para uso de ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação tais como hardware, software, internet, redes sociais, editores de texto e de imagens. O objetivo foi promover a inclusão digital de moradores de dez assentamentos da reforma agrária, localizados em sete municípios da região extremo sul da Bahia. As atividades foram desenvolvidas por professores e estudantes do Instituto Federal da Bahia - câmpus Eunápolis nas instalações da instituição. A metodologia foi pautada em uma aprendizagem dialógico-crítica e focada nas demandas do contexto social dos estudantes. As aulas foram divididas em seis módulos, em regime de alternância, no período de julho a dezembro de 2019, sendo cada módulo com duração de uma semana. Houve uma apropriação reflexiva, crítica e tecnicamente qualificada dos conteúdos por parte dos participantes, proporcionando um avanço significativo no processo de inclusão digital.

 

http://dx.doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p132-137.3014


Biografía del autor/a

Aldemir Inácio de Azevedo, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Doutor em Desenvolvimento Sustentável. Professor de Sociologia do Instituto Federal da Bahia, Campus Eunápolis.

Jurandir da Cruz Barbosa, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Mestre em Ciência da Computação. Professor do Instituto Federal da Bahia.

Citas

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Publicado

2021-05-05 — Actualizado el 2021-10-08

Versiones

Cómo citar

Azevedo, A. I. de, & Barbosa, J. da C. (2021). Ensino e extensão na promoção da inclusão digital de adolescentes e jovens do campo. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (14), 132–137. Recuperado a partir de https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3014 (Original work published 5 de mayo de 2021)

Número

Sección

Relatos de Experiência