Educação sexual para prevenir abusos: socializado visualmente conhecimentos em língua brasileira de sinais
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca2020045-512871Palabras clave:
Surdos. Gênero. Sexualidade. Pesquisa.Resumen
Este artigo propõe-se a socializar os resultados obtidos através do projeto de extensão intitulado “Sexualidade e segurança: oficinas e palestras sobre educação sexual para jovens surdos da Grande Florianópolis”, com financiamento do Instituto Federal de Santa Catarina, através do EDITAL PROEX nº 16/2018 Protagonismo discente. Este projeto teve como objetivo principal informar adolescentes surdos acerca de questões relacionadas aos estudos de Gênero e Sexualidade e toda sua amplitude. Conseguimos neste projeto articular a temática da surdez com discussões referentes a gênero e sexualidade, tomando por referência autores da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos. No nosso caso, essas temáticas foram entendidas a partir da diferença cultural. Nos propusemos a criar uma mídia escrita e em vídeo que auxiliassem a exposição desta linha de conhecimentos. Os alunos tiveram oportunidade de entender a relação ensino/pesquisa/extensão, bem como entender como a pedagogia de ensino é diferente no contexto de outra língua espaço-visual. Tais mídias já foram compartilhadas com a comunidade e acreditamos que conseguimos colaborar, no contexto bilíngue, na difusão de conhecimentos sobre Gênero e Sexualidade. Ainda assim, também incentivamos que novas pesquisas e novos materiais precisam ser criados nesta temática, já que é um contexto amplo e ainda pouco abordado no ínterim das comunidades surdas.
http://dx.doi.org/10.35700/ca.2020.ano7n13.p45-51.2871
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- 2021-10-08 (2)
- 2021-03-13 (1)
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