Educação sexual para prevenir abusos: socializado visualmente conhecimentos em língua brasileira de sinais

Autores

  • Saionara Figueiredo Santos IFSC
  • Ana Carolina Bitencourt IFSC
  • Heitor Ramos IFSC
  • Joana Vianna

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca2020045-512871

Palavras-chave:

Surdos. Gênero. Sexualidade. Pesquisa.

Resumo

Este artigo propõe-se a socializar os resultados obtidos através do projeto de extensão intitulado “Sexualidade e segurança: oficinas e palestras sobre educação sexual para jovens surdos da Grande Florianópolis”, com financiamento do Instituto Federal de Santa Catarina, através do EDITAL PROEX nº 16/2018 Protagonismo discente. Este projeto teve como objetivo principal informar adolescentes surdos acerca de questões relacionadas aos estudos de Gênero e Sexualidade e toda sua amplitude. Conseguimos neste projeto articular a temática da surdez com discussões referentes a gênero e sexualidade, tomando por referência autores da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos. No nosso caso, essas temáticas foram entendidas a partir da diferença cultural. Nos propusemos a criar uma mídia escrita e em vídeo que auxiliassem a exposição desta linha de conhecimentos. Os alunos tiveram oportunidade de entender a relação ensino/pesquisa/extensão, bem como entender como a pedagogia de ensino é diferente no contexto de outra língua espaço-visual.  Tais mídias já foram compartilhadas com a comunidade e acreditamos que conseguimos colaborar, no contexto bilíngue, na difusão de conhecimentos sobre Gênero e Sexualidade. Ainda assim, também incentivamos que novas pesquisas e novos materiais precisam ser criados nesta temática, já que é um contexto amplo e ainda pouco abordado no ínterim das comunidades surdas.

 

http://dx.doi.org/10.35700/ca.2020.ano7n13.p45-51.2871


Biografia do Autor

Saionara Figueiredo Santos, IFSC

Doutora em Estudos da Tradução. Professora de Tradução no IFSC Campus Palhoça Bilíngue

Ana Carolina Bitencourt, IFSC

Graduanda em Pedagogia Bilíngue, pelo Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue

Heitor Ramos, IFSC

GraduandoGraduanda em Pedagogia Bilíngue, pelo Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue em Tecnologia em Produção Multimídia, pelo Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue

Joana Vianna

Graduanda em Pedagogia Bilíngue, pelo Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue

Downloads

Publicado

2021-03-13 — Atualizado em 2021-10-08

Versões

Como Citar

Santos, S. F., Bitencourt, A. C., Ramos, H., & Vianna, J. (2021). Educação sexual para prevenir abusos: socializado visualmente conhecimentos em língua brasileira de sinais. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (13), 45–51. https://doi.org/10.35700/ca2020045-512871 (Original work published 13º de março de 2021)

Edição

Seção

Artigos