Cineclube Surdo: Expressão estética e política de uma minoria linguística
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca20170730-362241Palavras-chave:
Cinema. Surdo. Cultura Surda.Resumo
O presente projeto apresentou produções cinematográficas realizadas por sujeitos surdos ou que representem a cultura dessa minoria linguística. O objetivo dessa proposta é apresentar e colocar em discussão as produções audiovisuais 'surdas' para melhor entender de que forma o sujeito surdo se apropria da linguagem cinematográfica e utiliza sua propensão à visualidade para representar sua cultura através do cinema. Para atingir esse objetivo, foi realizada pesquisa de obras cinematográficas de realizadores surdos ou de realizadores ouvintes que representem a cultura surda ao redor do mundo. Posteriormente, foram selecionadas as obras mais expressivas para serem exibidas nas sessões do cineclube. Após cada sessão, foi realizado um debate orientado por questões acerca da linguagem, estética e representatividade do surdo no cinema.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2017.ano4n7.p30-36.2241
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-13 (2)
- 2018-03-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.

Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.