Contribuições do projeto extensionista “Inclusão Digital para a Terceira Idade”

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2025.19.3833

Palavras-chave:

Tecnologia , idoso, informação, comunicação, inclusão

Resumo

Atualmente, vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada, onde a tecnologia desempenha um papel essencial em diversos aspectos da nossa rotina, desde a comunicação até a execução de atividades do dia a dia. Contudo, nem todos têm o mesmo acesso a essas inovações, sendo os idosos um dos grupos mais vulneráveis à exclusão digital. Este trabalho tem como objetivo destacar as principais contribuições de um projeto de inclusão digital voltado para a pessoa idosa, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Cabo de Santo Agostinho, no período de 2022 e 2023. Trata-se de um estudo descritivo, no formato de relato de experiência, baseado na atuação de estudantes bolsistas envolvidos no projeto “Inclusão Digital para a Terceira Idade”. As ações ocorreram no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Vila Roca, no CRAS de Ponte dos Carvalhos e no Estação Cidadania, todos localizados no município do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. Durante os dois anos de execução, os idosos participantes demonstraram um aproveitamento satisfatório, conseguindo realizar as atividades propostas e adquirindo maior autonomia e confiança no uso de dispositivos móveis. Apesar das dificuldades iniciais enfrentadas por alguns, os idosos demonstraram grande potencial de aprendizado e adaptação, especialmente quando recebiam as condições adequadas para explorar e se familiarizar com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Biografia do Autor

Natália dos Santos Alves, IFPE

Bacharelanda em Administração pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Técnica em Logística. Possuo experiência em Empresa Júnior de Consultoria, atuando como consultora e diretora de projetos e atualmente como diretora financeira. Atuo também em projetos de pesquisa voltados para as áreas da educação, inclusão e sustentabilidade.

Marcella Brito Galvão, IFPE

Bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande - PB (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente, professora de Gestão e Negócios no IFPE, campus Cabo de Santo Agostinho - PE.

Fabiane Veras Klein de Aquino, IFPE

 Mestra em Gestão Empresarial pelo MPGE da FBV/Devry Brasil; Bacharel em Administração de Empresas e Especialista em Logística, com MBA em Logística Empresarial, ambos pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco - UPE/FCAP. Atualmente, compõe o corpo docente do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE campus Cabo de Santo Agostinho.

Referências

ALVES, Taíses Araújo Da Silva; SOUSA, Robson Pequeno De. Teorias e práticas em tecnologias educacionais: Formação para a docência na educação online. EDUEPB, 2016. Disponível em: https://books.scielo.org/id/fp86k. Acesso em: 24 maio 2024.

BARBOSA, Gleison et al. Principais obstáculos da inclusão digital na terceira idade: uma revisão sistemática. Editora Realize, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cieh/2019/TRABALHO_EV125_MD1_SA9_ID1712_27052019125015.pdf. Acesso em: 24 maio 2024.

BRAGAGNOLO, Sandra; DEON, Maicon. Inclusão Digital para a Terceira Idade. Revista Visão: Gestão Organizacional, 2017. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1232. Acesso em: 24 maio 2024.

COSTA, Maria Rosa Da Silva; FERREIRA, Matheus Trindade; HIPÓLITO, Enricky Cardoso. O uso de mídias sociais de forma independente e segura para a terceira idade: uma experiência de curricularização da extensão. Revista Caminho Aberto, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3598. Acesso em: 27 abr. 2025.

GUIMARÃES, Felipe; ITO, Giani; YAMANOE, Mayara. Inclusão Digital na Terceira Idade: Considerações sobre a Experiência com a Informática. Anais do workshop de informática na escola, 2019. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/wie/article/view/8597. Acesso em: 24 maio 2024.

MALTA, Márcio; CAJASEIRAS, Roberta; MELO, Edna. Movimento (en)cena: palavras geradoras, ação teatral e inclusão digital na terceira idade. Humanidades e Inovação, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7419. Acesso em: 24 maio 2024.

SALES, Márcia et al. Inclusão digital de pessoas idosas: relato de experiências de utilização de software educativo. Revista Kairós, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/kairos/article/view/23457. Acesso em: 24 maio 2024.

SILVEIRA, Michele Marinho da; ROCHA, Josemara de Paula; VIDMAR, Marlon Francys. Educação e inclusão digital para idosos. CINTED - UFRGS, 8., Porto Alegre: Ufrgs, 2010. v. 8, p. 1 - 13. Acesso em: 24 maio 2024.

YABU, Sibila; UJIIE, Nájela. Terceira idade, educação social e inclusão digital: uma análise pautada no projeto "Sempre é tempo de saber". Revista de Ciências da Educação, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/230078897.pdf. Acesso em: 24 maio 2024.

Downloads

Publicado

2025-06-16

Como Citar

dos Santos Alves, N., Brito Galvão, M., & Veras Klein de Aquino, F. (2025). Contribuições do projeto extensionista “Inclusão Digital para a Terceira Idade”: um relato de experiência. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 19, 1–11. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2025.19.3833