Cursos de Extensão:
uma proposta para o estágio supervisionado na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3459Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Formação de professores, curso de extensãoResumo
Este relato de experiência apresenta uma proposta de realização do estágio curricular supervisionado no contexto online durante a pandemia de COVID-19. Tem como objetivo compartilhar a experiência do Curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica do IFSC, no qual foi elaborado um projeto e ofertados cursos de extensão como alternativa para a realização do estágio supervisionado na formação de professores. A proposta buscou garantir aos estagiários a vivência e a experiência docente, próprias do estágio, e contemplar os requisitos previstos para a formação na licenciatura. Durante o planejamento e a execução do curso de extensão, os estagiários colocaram em ação os conhecimentos adquiridos na formação, tais como: planejamento, avaliação, utilização de tecnologias educacionais, preparação de material didático, interação e mediação docente. Esta experiência de realização do estágio curricular supervisionado através dos cursos de extensão oportunizou o aprendizado da docência em um contexto educativo através da interação real com os participantes. Para a instituição formativa, foi uma oportunidade de contribuir com a sociedade, oferecendo aperfeiçoamento profissional, ao mesmo tempo em que capacitava seus estagiários, futuros professores, para o exercício da docência.
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