Cursos de Extensão:

uma proposta para o estágio supervisionado na formação de professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3459

Keywords:

Estágio supervisionado, Formação de professores, curso de extensão

Abstract

Este relato de experiência apresenta uma proposta de realização do estágio curricular supervisionado no contexto online durante a pandemia de COVID-19. Tem como objetivo compartilhar a experiência do Curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica do IFSC, no qual foi elaborado um projeto e ofertados cursos de extensão como alternativa para a realização do estágio supervisionado na formação de professores. A proposta buscou garantir aos estagiários a vivência e a experiência docente, próprias do estágio, e contemplar os requisitos previstos para a formação na licenciatura. Durante o planejamento e a execução do curso de extensão, os estagiários colocaram em ação os conhecimentos adquiridos na formação, tais como: planejamento, avaliação, utilização de tecnologias educacionais, preparação de material didático, interação e mediação docente. Esta experiência de realização do estágio curricular supervisionado através dos cursos de extensão oportunizou o aprendizado da docência em um contexto educativo através da interação real com os participantes. Para a instituição formativa, foi uma oportunidade de contribuir com a sociedade, oferecendo aperfeiçoamento profissional, ao mesmo tempo em que capacitava seus estagiários, futuros professores, para o exercício da docência.

Author Biography

Caroline Lengert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000), Especialização em Educação a Distância, pela Universidade Católica Dom Bosco (2013) e mestrado em Engenharia de Produção, área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). É servidora pública federal, atua no IFSC desde 2009. De 2017 até 2022 atuou como docente na área de EaD e Tecnologias Educacionais. Em 2023 foi lotada no Câmpus Palhoça Bilíngue atuando como Professora do Curso de Pedagogia Bilíngue (Libras/Português). Foi membro do Fórum Municipal de Educação de Chapecó em 2013. Coordenou o Núcleo de Educação a Distância do Câmpus Joinville do IFSC de 2014 até 2017. Coordenou a Especialização em Tecnologias para Educação Profissional de 2019 até 2023. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias, educação a distância e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação a distância, tecnologias educacionais e prática pedagógica.

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Published

2023-12-14

How to Cite

Lengert, C. (2023). Cursos de Extensão: : uma proposta para o estágio supervisionado na formação de professores. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–21. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3459