Cursos de Extensão:
uma proposta para o estágio supervisionado na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3459Keywords:
Estágio supervisionado, Formação de professores, curso de extensãoAbstract
Este relato de experiência apresenta uma proposta de realização do estágio curricular supervisionado no contexto online durante a pandemia de COVID-19. Tem como objetivo compartilhar a experiência do Curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica do IFSC, no qual foi elaborado um projeto e ofertados cursos de extensão como alternativa para a realização do estágio supervisionado na formação de professores. A proposta buscou garantir aos estagiários a vivência e a experiência docente, próprias do estágio, e contemplar os requisitos previstos para a formação na licenciatura. Durante o planejamento e a execução do curso de extensão, os estagiários colocaram em ação os conhecimentos adquiridos na formação, tais como: planejamento, avaliação, utilização de tecnologias educacionais, preparação de material didático, interação e mediação docente. Esta experiência de realização do estágio curricular supervisionado através dos cursos de extensão oportunizou o aprendizado da docência em um contexto educativo através da interação real com os participantes. Para a instituição formativa, foi uma oportunidade de contribuir com a sociedade, oferecendo aperfeiçoamento profissional, ao mesmo tempo em que capacitava seus estagiários, futuros professores, para o exercício da docência.
References
BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Orientação para Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde. O que você precisa saber - Coronavírus - COVID-19. 2020a. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 14 set. 2020.
BRASIL. Portaria n.544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União. 17 jun. 2020b. edição 114, seção 1, p.62. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 20 jul. 2020.
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo, Cengage Learning, 2012.
IFSC - INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Pedagógico de Curso Superior: Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (complementação pedagógica). Aprovado pela Resolução CEPE/IFSC n.65, de 28 de novembro de 2016. Aprovado pela Resolução CONSUP n.56, de 12 de dezembro de 2016. Florianópolis, 2016.
LIB NEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
VIVO - Fundação Telefônica. Futuro do trabalho: maioria dos jovens ainda escolhe profissões tradicionais, diz OCDE. fev. 2020. Disponível em: http://fundacaotelefonicavivo.org.br/educacao-do-seculo-xxi/futuro-do-trabalho-maioria-dos-jovens-ainda-escolhe-profissoes-tradicionais-diz-ocde/. Acesso em: 14 set. 2020.
WEFFORT, Madalena Freire. Reflexão e processo de formação do educador. In: WEFFORT, Madalena Freire. Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996. Série Seminários. p.39-40.
ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.