Educação em Saúde na Escola: Vivência com Estudantes do Sexo Masculino de Escolas Públicas
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca201809%25p2375Palavras-chave:
Círculos de cultura. Estudantes. Saúde do homem. Educação em saúde.Resumo
Objetivo: Empoderar indivíduos do sexo masculino em questões de saúde, através de intervenções educativas. Método: Pesquisa-ação, baseada na metodologia de Círculos de Cultura de Paulo Freire. Realizada em quatro escolas públicas da cidade do Recife/PE, com cerca de 70 estudantes do gênero masculino. Obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Complexo Hospitalar HUOC/PROCAPE recebendo parecer favorável nº 563.770. Resultados: As intervenções foram compostas por cinco encontros, abordando os níveis de atenção à saúde; sexualidade e paternidade precoce; violência; consumo de álcool e outras drogas e alimentação saudável. Conclusão: Pode-se perceber a importância da desconstrução da ideia de invulnerabilidade do homem e que os mesmos expressem seus medos e fragilidades, para que se sintam mais confortáveis em procurar ajuda.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2018.ano5n9.p30-40.2375
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-12 (2)
- 2018-12-04 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.