Uniforme escolar e os processos de construção das identidades estudantis: entre a obrigatoriedade e o símbolo de prestígio

Autores

  • Franciele Racoski Universidade Federal da Fronteira do Sul - Campus Erechim
  • Clovis Schmitt Souza Universidade Federal da Fronteira do Sul - Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca20160484-911915

Palavras-chave:

Uniforme escolar, Identidade, Ação coletiva

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar as relações entre o uso do uniforme escolar e os processos de construção das identidades estudantis. Tal análise decorre do acompanhamento e do relato de uma experiência formativa na figura de oficina desenvolvida no Projeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, no ano de 2014. A oficina foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, no município de Erechim, RS, e abordou as temáticas “Identidade e Ação Coletiva”, a partir de uma mobilização dos estudantes para o uso do uniforme escolar.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2016.ano3n4.p84-91.1915

Biografia do Autor

Franciele Racoski, Universidade Federal da Fronteira do Sul - Campus Erechim

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. Bolsista Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), Sociologia. Capes

Clovis Schmitt Souza, Universidade Federal da Fronteira do Sul - Campus Erechim

Coordenador do Projeto Pibid Sociologia da Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim.

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Publicado

2016-06-27 — Atualizado em 2021-10-14

Versões

Como Citar

Racoski, F., & Souza, C. S. (2021). Uniforme escolar e os processos de construção das identidades estudantis: entre a obrigatoriedade e o símbolo de prestígio. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (4), 84–91. https://doi.org/10.35700/ca20160484-911915 (Original work published 27º de junho de 2016)

Edição

Seção

Artigos