A Metodologia de implementação da curricularização da extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense

Autores/as

  • Rafael Madruga Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)
  • Fabiana Celente Montiel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) https://orcid.org/0000-0002-9921-6703

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3633

Palabras clave:

Curricularização, Extensão, Diálogo, Transformação

Resumen

This article presents in detail the methodology for implementing the extension curricularization policy in undergraduate courses at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. From a Freirean perspective, it both points out the challenges and specificities experienced along the extension curricularization process and announces a theoretical and practical reflection on possible paths and strategies for implementing curricularization in the Institution's undergraduate courses. It highlights the importance of the curricularization of extension, which, besides being mandatory, represents an opportunity to resignify the academic work, by bringing the real context and the curricular components closer together, assigning new meanings both for students and for us, educators, qualifying reflections and practices, and establishing a new relationship of recognition. This qualitative study is part of a master's thesis in which, to construct the corpus of analysis, semi-structured interviews were carried out with nine employees who participate in the central committee in charge of planning the implementation of extension curricularization at Instituto Federal Sul-rio-grandense. In a dialogue with the committee participants, we were able to understand the chosen methodology and create paths that can help to implement a truly transformative curricularization, by affirming the importance of this policy for student education, since students are the protagonists of the extension curricularization, and the construction of a sensitive kind of education, thus collaborating with the critical and broad education of all those involved in this praxis.

Biografía del autor/a

Rafael Madruga Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na linha de pesquisa: Inserção Social Trabalho, cultura e tecnologias na Educação Básica. Membro do grupo de estudos, reflexões e diálogos sobre Educação - Utopia. Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física, no ano de 2010 e Pós-Graduado Lato Sensu em Neuroapredizagem e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Anhanguera Educacional, no ano de 2019. Atua desde 2015 como técnico em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul- Rio-Grandense. Possui experiência como gestor, atuando como coordenador de cursos Técnicos no ano de 2016 e atualmente exercendo a função de Coordenador de Ações de Extensão e Cultura na Reitoria do Instituto (IFsul). Apresenta trabalhos e artigos públicos na área da educação, com o foco na construção de uma educação sensível para a formação mais humana, a partir de pressupostos freirianos.

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). - Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas, atuando nos cursos de Ensino Médio Integrado e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de pesquisa, estudos, reflexões e diálogos sobre Educação - Utopia. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEFEsc. Desenvolve pesquisa na área da Educação Física e Educação com foco na formação e atuação de docentes e demais servidores/as da Educação, a partir de pressupostos freirianos.

Citas

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Publicado

2023-12-05

Cómo citar

Pereira, R. M., & Montiel, F. C. (2023). A Metodologia de implementação da curricularização da extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–24. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3633

Número

Sección

Dossiê temático: Curricularização da Extensão - particularidades e desafios