O processo de salvaguarda da Documentação Institucional como estratégia para o reconhecimento, a valorização e o pertencimento de uma memória EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3479

Resumo

O artigo em voga buscou compreender qual o impacto do projeto “O Acervo Institucional como um espaço de preservação da memória da Educação Profissional e Tecnológica e seu processo de salvaguarda". A pesquisa encontra abrigo metodológico na pesquisa histórica, pois analisa as possibilidades de guarda documental que emergem a partir do projeto citado. Para tanto, o artigo teve como base teórica contributos acerca da História, da Memória, dos Acervos e da Educação Profissional Tecnológica, utilizando autores como Le Goff (2003), Candau (2014); Farge (2009) e Almeida (2021). No que concerne à metodologia para a realização dessa pesquisa, foram utilizadas, principalmente, obras de Jaccoud e Mayer (2008), em relação à observação direta; Goldenberg (2004), Gibbs (2009) e Lüdke e André (2018), no que tange à pesquisa qualitativa. Os resultados do trabalho estão na descrição dos métodos empregados pela equipe do projeto, seus achados, as pesquisas ocorridas a partir do Acervo e as possibilidades que este espaço inaugura.

Palavras-chave: Acervos; Pesquisa Documental; Educação Profissional Tecnológica; IFSul.

Biografia do Autor

Alexandre da Silva Borges, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Docente do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Graduado em História com Ênfase em Patrimônio Histórico Cultural, pela Universidade Federal do Rio Grande, com intercâmbio em Patrimônio Cultural e Arqueologia pela Universidade do Algarve, em Portugal (FURG/UAlg). Tem como temática de trabalho os espaços formativos não formalizados, pesquisando as festas e demais manifestações culturais e populares, sob o viés da História das Religiões e Religiosidades e da Antropologia do Imaginário. Tem interesse, ainda, sobre: Ensino de História; Memória e Patrimônio. É integrante do Grupo de Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) e do IANDÉ-Grupo de pesquisa sobre línguas e culturas brasileiras (Universidade de Varsóvia).

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) - Câmpus Pelotas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História Educação e Docência (GPHEDo). E-mail: adriana.adrileon@gmail.com

 

Referências

ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em história da educação. Porto Alegre: Editora Letra1, 2021.

BLOCH, Marc. Apologia da História: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

CANDAU, Jöel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2014.

COLERE, Sibeli. O Arquivo está "morto"? Legislação e memórias de arquivar em escolas municipais de Curitiba. (1963-1993). Dissertação (Mestrado em Educação) Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 193 p. 2015.

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, 1988.

DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Edusp, 2009.

FERREIRA, Shirley dos Santos. Manual de Gestão Documental de Arquivo Escolar Permanente. PPGCI, UFS, São Cristovão, 2019.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004.

JACCOUD, Mylène; MAYER, Robert. A observação direta e a pesquisa qualitativa. In: POUPART, Jean; et. al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5. ed. Campinas: Unicamp, 2003.

LEON, Adriana Duarte; RODRIGUES, Tobias Medeiros; BORGES, Alexandre da Silva; LIMA, Rovena Ramos. A preservação da memória e o desafio dos acervos institucionais. In.: BRAGA, Daniel L. S. Reflexões e inovações nacionais no século XXI em Ciências Humanas e Sociais. Disponível em: https://institutoscientia.com/catalogo/livro-humanas-2/ Acesso em: 14 ago. 2022.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E. P. U., 2018.

MOGARRO, Maria João. Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. SÍSIFO/Revista de Ciências da educação, n.1. set/dez, 2006.

PHILLIP, B. Pesquisa social. Rio de Janeiro: Agir, 1974.

ROSCHILD, Adriana; LEON, Adriana. Os “pobres e desvalidos da sorte” e a educação profissional. Revista VERUM, v. 1, n. 2, mai.-ago., 2021.

SILVA, Eva Cristina Leite da. Mapeamento dos Arquivos Escolares: história, memória e preservação de documentos. ÁGORA, v. 21, n.42. Florianópolis,jan/jun 2011.

Downloads

Publicado

2023-05-17

Como Citar

Borges, A. da S., & Duarte Leon, A. (2023). O processo de salvaguarda da Documentação Institucional como estratégia para o reconhecimento, a valorização e o pertencimento de uma memória EPT. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–27. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3479