Estimando a temperatura da superfície do Sol: um experimento, três enfoques

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca201901115-242675

Palabras clave:

Experimentação. Ensino por Investigação. Ensino de Física. Natureza da Ciência.

Resumen

Nesse trabalho apresenta-se os resultados de um projeto de extensão/pesquisa constituído por um conjunto de atividades práticas de caráter experimental desenvolvidas com estudantes das três séries do ensino médio, cujo objetivo era estimar a temperatura da superfície do Sol. Durante a pesquisa, foram utilizados instrumentos de coleta de dados diversos como questionários, entrevista semiestruturada e registros das atividades de campo, tendo como pressuposto teórico-metodológico básico o ensino por investigação. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de se promover ações mais sistemáticas que possibilitem a exposição dos estudantes a uma gama maior de experiências, concepções e reflexões sobre a ciência, seus conceitos e dimensões históricas, filosóficas e sociológicas.

 

DOI: https://doi.org/10.35700/ca.2019.ano6n11.p15-25.2675

Publicado

2019-12-04 — Actualizado el 2021-10-12

Versiones

Cómo citar

da Silva Rosa Rodrigues, R., & Carlos, J. G. (2021). Estimando a temperatura da superfície do Sol: um experimento, três enfoques. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (11), 15–24. https://doi.org/10.35700/ca201901115-242675 (Original work published 4 de diciembre de 2019)

Número

Sección

Artigos