Relatos de Experiências de Docentes de EJA e Língua Portuguesa: problematizando o uso de tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca2019010%25p2483Palabras clave:
Tecnologias digitais. Formação docente. Práticas pedagógicas. Docência. Atividades de extensãoResumen
Frente a uma demanda por cursos de formação docente sobre o uso de tecnologias digitais na sala de aula para ensino dos conteúdos escolares, este artigo discute a problematiza a oferta de um curso de extensão com esse objeto aos professores e futuros professores da educação básica do município de São José/SC. O referencial teórico do curso está subsidiado em vários autores que problematizam o uso de tecnologias digitais no contexto escolar. Como metodologia, baseando-se na pesquisa-formação, propomos uma discussão teórica seguida de aplicação prática por meio de colaboração, cooperação e socialização de experiências de uso das tecnologias digitais que se configuraram ao final do curso em aulas a serem ministradas à comunidade São José. Como um dos resultados, apontamos a maior segurança dos professores quanto à fluência digital, permitida pela socialização de diferentes experiências de uso das tecnologias digitais na sala de aula.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2019.ano6n10.p17-27.2483
Archivos adicionales
Publicado
Versiones
- 2021-10-12 (2)
- 2019-06-27 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.