Relatos de Experiências de Docentes de EJA e Língua Portuguesa: problematizando o uso de tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca2019010%25p2483

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Formação docente. Práticas pedagógicas. Docência. Atividades de extensão

Resumo

Frente a uma demanda por cursos de formação docente sobre o uso de tecnologias digitais na sala de aula para ensino dos conteúdos escolares, este artigo discute a problematiza a oferta de um curso de extensão com esse objeto aos professores e futuros professores da educação básica do município de São José/SC. O referencial teórico do curso está subsidiado em vários autores que problematizam o uso de tecnologias digitais no contexto escolar. Como metodologia, baseando-se na pesquisa-formação, propomos uma discussão teórica seguida de aplicação prática por meio de colaboração, cooperação e socialização de experiências de uso das tecnologias digitais que se configuraram ao final do curso em aulas a serem ministradas à comunidade São José. Como um dos resultados, apontamos a maior segurança dos professores quanto à fluência digital, permitida pela socialização de diferentes experiências de uso das tecnologias digitais na sala de aula.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2019.ano6n10.p17-27.2483

Biografia do Autor

Alaim Souza Neto, Pós-doutor em Educação da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da USJ - Universidade São José

Pós-Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC com pesquisa sobre desenvolvimento profissional docente na perspectiva da autoformação em torno das subjetividades dos professores para uso das tecnologias digitais na escola. Doutor em Educação pela UDESC na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia, com tese sobre os usos feitos pelos professores das tecnologias digitais na escola. Líder do Grupo de Pesquisa FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURA DIGITAL no CNPq. Mestre em Educação com pesquisa sobre formação de professores para o ensino da leitura e Literatura. Especialista em Literatura Brasileira, Construção do Texto e Informática na Educação. Graduação em Pedagogia, Letras e Engenharia Química. Pesquisador do Projeto OBEDUC - TABLETS, COMPUTADORES E LAPTOPS: ANÁLISE SOBRE POLÍTICAS, INFRAESTRUTURA E ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA (2013-2017). Atualmente, estou enquadrado como Técnico em Assuntos Educacionais no IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, Professor no curso de Pedagogia na USJ - Universidade São José e Professor-Orientador no curso de especialização em Educação e Cultura Digital da UFSC. Os interesses de pesquisa e produção têm sido sobre: , Tecnologias e Mídias em Contextos Escolares, Cultura Digital, Formação Docente, Estudos Curriculares, Práticas Pedagógicas e Processos de Ensino-Aprendizagem, Didática, Alfabetização, Letramentos e Literatura.

Downloads

Publicado

2019-06-27 — Atualizado em 2021-10-12

Versões

Como Citar

Souza Neto, A. (2021). Relatos de Experiências de Docentes de EJA e Língua Portuguesa: problematizando o uso de tecnologias digitais. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (10). https://doi.org/10.35700/ca2019010%p2483 (Original work published 27º de junho de 2019)

Edição

Seção

Artigos