Sobre a tessitura de uma rede poético-política camponesa: a experiência da “IV mostra terra em cena & na tela”
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3227Keywords:
Produção teatral e audiovisual popular. Arte, política e educação do campo. IV Mostra Terra em Cena & na Tela.Abstract
A expressão estético-política é uma arma da qual os povos do campo podem se valer na defesa de seus territórios. A “IV Mostra Terra em Cena & na Tela” foi um espaço de testemunho dessa possibilidade. Pensada como um processo de confluência da produção artística de grupos ligados à Rede Terra em Cena, essa Mostra objetivou promover o intercâmbio e a formação dos mesmos, realçando o papel da cultura, particularmente do teatro político e do vídeo popular, na construção de suas lutas contra hegemônicas por uma reforma agrária construída popularmente. A realização da IV Mostra na fronteira agrícola do agronegócio no Piauí, na região nordeste, sinalizou o compromisso dos coletivos artísticos em analisar e representar o campo desde a perspectiva da reprodução ampliada da vida, assim como pautou a experiência cultural como via de desopressão camponesa, por meio da dialética formas-conteúdo-modo de produção. O presente trabalho descreve e analisa esses processos que caracterizaram a “IV Mostra Terra em Cena & na Tela” enquanto a tessitura de uma rede poético-política camponesa, contextualizando a arte como fator de desenvolvimento humano e social, recuperando o legado histórico do teatro político brasileiro até chegar ao trabalho de informação, formação e organização dos coletivos de cultura que compõem o programa de pesquisa e extensão Terra em Cena e Cenas Camponesas. Esses coletivos de cultura também fomentaram as atividades realizadas na IV Mostra, contribuindo, assim, com o fortalecimento da territorialização camponesa, seja na universidade, na luta social ou nas dimensões intersubjetivas.
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