Sobre a tessitura de uma rede poético-política camponesa: a experiência da “IV mostra terra em cena & na tela”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3227

Palavras-chave:

Produção teatral e audiovisual popular. Arte, política e educação do campo. IV Mostra Terra em Cena & na Tela.

Resumo

A expressão estético-política é uma arma da qual os povos do campo podem se valer na defesa de seus territórios. A “IV Mostra Terra em Cena & na Tela” foi um espaço de testemunho dessa possibilidade. Pensada como um processo de confluência da produção artística de grupos ligados à Rede Terra em Cena, essa Mostra objetivou promover o intercâmbio e a formação dos mesmos, realçando o papel da cultura, particularmente do teatro político e do vídeo popular, na construção de suas lutas contra hegemônicas por uma reforma agrária construída popularmente. A realização da IV Mostra na fronteira agrícola do agronegócio no Piauí, na região nordeste, sinalizou o compromisso dos coletivos artísticos em analisar e representar o campo desde a perspectiva da reprodução ampliada da vida, assim como pautou a experiência cultural como via de desopressão camponesa, por meio da dialética formas-conteúdo-modo de produção. O presente trabalho descreve e analisa esses processos que caracterizaram a “IV Mostra Terra em Cena & na Tela” enquanto a tessitura de uma rede poético-política camponesa, contextualizando a arte como fator de desenvolvimento humano e social, recuperando o legado histórico do teatro político brasileiro até chegar ao trabalho de informação, formação e organização dos coletivos de cultura que compõem o programa de pesquisa e extensão Terra em Cena e Cenas Camponesas. Esses coletivos de cultura também fomentaram as atividades realizadas na IV Mostra, contribuindo, assim, com o fortalecimento da territorialização camponesa, seja na universidade, na luta social ou nas dimensões intersubjetivas.

Biografia do Autor

Kelci Anne Pereira, Universidade Federal do Piauí

Graduada em pedagogia e em comunicação social (UNESP), especialista em Comunicação Popular e Comunitária (UEL), mestre e doutora em educação (UFSCar e USP). Foi consultora da Unesco para a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA e coordenou projetos de extensão ligados à temática de educação e trabalho em assentamentos rurais, pela Incoop e pelo Niase da UFSCar. Atuou nos cursos de especialização em "Educação de Jovens e Adultos" (UFSCar) e em "Educação do Campo e Agroecologia" (USP/ENFF), integrando a equipe de docentes convidados e de coordenação político pedagógica dos cursos. Foi docente da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da UNB/FUP e é professora da LEdoC da UFPI/CPCE. Tem experiência nos temas: educação do campo; educação e comunicação popular; agroecologia; teatro político. É membro do Coletivo Terra em Cena (UnB) e, atualmente, coordena o Coletivo Cenas Camponesas de teatro político e vídeo popular (UFPI). Faz parte do grupo de pesquisa "Terra em Cena: teatro, audiovisual na educação do campo" (Diretório de grupos do CNPq).

Ozaias Antonio Batista, Universidade Federal do Piauí

Professor de Sociologia na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI - Bom Jesus). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Coordenador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Ciência Descolonial, Epistemologia e Sociedade (NEPEECDES) - UFPI e vice coordenador do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos: imaginário e parcerias do conhecimento, sendo este vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN). Atualmente é vice coordenador da Especialização em Educação do Campo (UFPI - Bom Jesus) Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas de Sociologia, Ciências Sociais e Educação. Tem interesse por atividades de pesquisa, ensino e extensão que envolvam o Ensino de Sociologia, Ciências Sociais e Educação, Cultura e imaginário poético, bem como Complexidade e Educação.

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Publicado

2022-02-04

Como Citar

Pereira, K. A., & Batista, O. A. (2022). Sobre a tessitura de uma rede poético-política camponesa: a experiência da “IV mostra terra em cena & na tela”. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 16, 1–18. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3227