Horta pedagógica: uma proposta de educação em saúde interprofissional e intersetorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3190

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional. Estudante. Horta Pedagógica

Resumo

A Horta Pedagógica foi uma atividade de Educação em Saúde interprofissional e intersetorial do Projeto de Extensão SupraVita que envolveu estudantes do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Blumenau, Santa Catarina. A partir da horta, atividades de Educação Alimentar e Nutricional foram desenvolvidas e conteúdos referentes às disciplinas curriculares, como Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Artes, foram desenvolvidos durante as aulas. A atividade permitiu ao público-alvo aproximação com o meio ambiente, melhora nas escolhas alimentares, valorização de alimentos naturais e de receitas da família. A interação com a comunidade permitiu aos extensionistas trocar experiências e saberes e vivenciar formas inovadoras de fazer Educação em Saúde.

Biografia do Autor

Fernanda Garcia Giordani Junglos, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Acadêmica do curso de Nutrição da FURB. Bolsista do projeto de extensão universitária.

Manoela Andrea Hass, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Acadêmica de Nutrição da Universidade Regional de Blumenau. Bolsista do projeto de extensão universitária.

Deisi Maria Vargas, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Médica Pediatra. Mestre em Endocrinologia e Nutrição Pediátricas e Doutora em Medicina e Cirurgia . Docente titular do curso de Medicina e do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao temas do cuidado integral, condições crônicas na infância e adolescência e saúde óssea. 

Luciane Coutinho de Azevedo, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Nutricionista. Doutora em Neurociência pela UFSC. Docente titular do Programa de Pós Graduação Mestrado em Saúde Coletiva e do curso de Nutrição da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem experiência na área de Nutrição Clínica e Saúde Coletiva, com ênfase em estudos clínicos e epidemiológicos em pessoas com condição crônica. Atua principalmente nos seguintes temas: adolescentes, crianças, condição crônica, estado nutricional e nutrição e nutrição.

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

Junglos, F. G. G., Hass, M. A., Vargas, D. M., & Azevedo, L. C. de. (2022). Horta pedagógica: uma proposta de educação em saúde interprofissional e intersetorial. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 16, 1–9. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3190