Minhocário como alternativa sustentável para destinação e transformação de resíduos orgânicos

Autores

  • ANA REGINA DAHLEM ZIECH Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Santa Helena.
  • Erik Vinicius De Freitas Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Santa Helena.
  • Ana Verônica Martins Lucas Trovó Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Santa Helena.
  • Claudia Matos da Costa Silveira

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3179

Palavras-chave:

Extensão UTFPR. Formação humana. Integração social. Vermicompostagem.

Resumo

Por meio de um projeto de extensão desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas foi realizada uma oficina prática de educação ambiental com o suporte da construção coletiva de um minhocário. O objetivo da proposta era de sensibilizar e apresentar aos adolescentes do Centro de Convivência Integral da Criança e Adolescente uma alternativa correta de destinação de resíduos orgânicos domiciliares para que ao invés de serem descartados no lixo comum, esses resíduos pudessem ser transformados em adubo para produção de mudas e utilizados nas plantas da horta. Houve intensa participação do público-alvo, indicando o despertar do senso de pertencimento e satisfação pelo trabalho realizado. Aos acadêmicos a atividade proporcionou o contato direto com a sociedade através da prática extensionista, permitindo uma vivência e experiência diferenciada para a vida pessoal e atuação profissional.

Biografia do Autor

ANA REGINA DAHLEM ZIECH, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Santa Helena.

Possui graduação em Tecnologia em Horticultura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010), mestrado em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR câmpus Pato Branco (2013) e doutorado pela mesma instituição (2016). Atua como professora do Magistério Superior na UTFPR câmpus Santa Helena. Com atuação profissional nos seguintes temas de pesquisa: plantas de cobertura/adubação verde, plantio direto, manejo e conservação do solo e produção de hortaliças.

 

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

DAHLEM ZIECH, A. R., De Freitas, E. V., Martins Lucas Trovó, A. V., & Matos da Costa Silveira, C. (2022). Minhocário como alternativa sustentável para destinação e transformação de resíduos orgânicos. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 16, 1–7. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3179

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)