Minhocário como alternativa sustentável para destinação e transformação de resíduos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3179Keywords:
Extensão UTFPR. Formação humana. Integração social. Vermicompostagem.Abstract
Por meio de um projeto de extensão desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas foi realizada uma oficina prática de educação ambiental com o suporte da construção coletiva de um minhocário. O objetivo da proposta era de sensibilizar e apresentar aos adolescentes do Centro de Convivência Integral da Criança e Adolescente uma alternativa correta de destinação de resíduos orgânicos domiciliares para que ao invés de serem descartados no lixo comum, esses resíduos pudessem ser transformados em adubo para produção de mudas e utilizados nas plantas da horta. Houve intensa participação do público-alvo, indicando o despertar do senso de pertencimento e satisfação pelo trabalho realizado. Aos acadêmicos a atividade proporcionou o contato direto com a sociedade através da prática extensionista, permitindo uma vivência e experiência diferenciada para a vida pessoal e atuação profissional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.