Horta CCICA: integração e Desenvolvimento de Adolescentes em Vulnerabilidade Social

Autores

  • ANA REGINA DAHLEM ZIECH Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Santa Helena.
  • Silvana Aguero Nunes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Márcia Cristina dos Santos
  • Camila Roberta Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

Extensão UTFPR. Formação humana. Hortaliças. Integração social.

Resumo

O envolvimento com atividades de horta é uma excelente oportunidade para recreação educativa, além de propiciar conhecimentos e despertar habilidades. Assim, o trabalho teve por objetivo envolver os adolescentes em oficinas de cultivo e manutenção da horta, promover a autoconfiança e fortalecimento de vínculos afetivos. Foram realizadas seis oficinas, onde os participantes tiveram contato com o solo, às plantas e as práticas de cultivo agroecológicas. O trabalho contribuiu para a valorização do trabalho em equipe, compreensão sobre a produção de alimentos e hábitos saudáveis, permitindo aos adolescentes a experiência de cultivar hortaliças orgânicas que chegaram à mesa de suas famílias. Promoveu o envolvimento direto da universidade com a comunidade e atuação efetiva dos graduandos em problemas reais, bem como o estímulo ao olhar mais solidário para o próximo e maior visibilidade da instituição de ensino junto à sociedade.

 

doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p41-49.3026


Biografia do Autor

ANA REGINA DAHLEM ZIECH, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Santa Helena.

Possui graduação em Tecnologia em Horticultura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010), mestrado em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR câmpus Pato Branco (2013) e doutorado pela mesma instituição (2016). Atua como professora do Magistério Superior na UTFPR câmpus Santa Helena. Com atuação profissional nos seguintes temas de pesquisa: plantas de cobertura/adubação verde, plantio direto, manejo e conservação do solo e produção de hortaliças.

 

Márcia Cristina dos Santos

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Referências

ABRAMOVAY, Mirian et al. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para políticas públicas. Brasília: UNESCO/ BID, 2002. Disponível: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127138_por Acesso: 09 jul 2020.

CHIERRITO-ARRUDA, Eduardo et al. Percepção ambiental e afetividade: vivências em uma horta comunitária. Ambiente & Sociedade, v.21, 2018.

COELHO, Denise Eugenia; BÓGUS, Claudia Maria. Vivências de plantas e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.25, n.3, p.761-771, 2016.

HORTA SOLIDÁRIA. Alimentando cidadania. 2017. Disponível em: http://www.selosocial.com/projeto/1315 Acesso: 11 abr 2019.

SEBRÃO, Graciane Daniela et al. “IFSC Consciente”: desenvolvimento de práticas de conscientização ambiental. Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC, n. 10, 2019.

PEREIRA, Sandra Eni Fernandes Nunes. Crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social: Articulação de redes em situação de abandono ou afastamento do convívio familiar. 2010. Disponível em: http://www.aconchegodf.org.br/biblioteca/artigos/artigo01.pdf Acesso em: 09 jul 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-05 — Atualizado em 2021-10-08

Versões

Como Citar

DAHLEM ZIECH, A. R., Aguero Nunes, S., dos Santos, M. C., & Pereira, C. R. (2021). Horta CCICA: integração e Desenvolvimento de Adolescentes em Vulnerabilidade Social. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (14), 41–49. Recuperado de https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3026 (Original work published 5º de maio de 2021)

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)