Relato de experiência sobre a inclusão digital em um projeto de extensão com egressos do sistema prisional
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca80138-1423098Keywords:
inclusão digital, egressos do sistema prisional, reinserção social e produtiva.Abstract
O papel transformador da educação é constantemente explorado no cenário nacional em diferentes projetos voltados à população carcerária. Contudo, pouco tem sido realizado nesta esfera com relação à reinserção dessa população do ponto de vista social e produtivo. Neste contexto, em 2019 foi realizado um projeto de extensão direcionado a egressos do sistema prisional, cuja experiência é relatada neste artigo. As principais lições aprendidas são discutidas, assim como o impacto causado, a saber: o aumento da autoestima das pessoas atendidas pelo projeto e a oferta de novas oportunidades no setor produtivo. Ficou evidente a necessidade de ações semelhantes como forma de reinserção social.
http://dx.doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n15.p138-142.3098
References
DIRETORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA. Egressos do
sistema penitenciário goiano concluem curso de qualificação profissional pelo Projeto Alvorada. 2019. Disponível em: <https://cutt.ly/JkptFNx>. Acesso em: 18 nov. 2020.
PNAD, I. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 2020.
Downloads
Additional Files
- Carta de apresentação (Português (Brasil))
- Figura 1: Características sociodemográficas dos participantes do projeto Alvorada: (a) formação e (b) idade. (Português (Brasil))
- Figura 2: Etapas do projeto Alvorada: (a) realização do curso e (b) formatura. (Português (Brasil))
- Figura 3: Resultados de avaliação da disciplina. (Português (Brasil))
- Figura 3: Resultados de avaliação da disciplina. (Português (Brasil))
Published
Versions
- 2021-10-08 (2)
- 2021-08-28 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.