Relato de experiência sobre a inclusão digital em um projeto de extensão com egressos do sistema prisional

Autores

  • Raphael de Aquino Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca80138-1423098

Palavras-chave:

inclusão digital, egressos do sistema prisional, reinserção social e produtiva.

Resumo

O papel transformador da educação é constantemente explorado no cenário nacional em diferentes projetos voltados à população carcerária. Contudo, pouco tem sido realizado nesta esfera com relação à reinserção dessa população do ponto de vista social e produtivo. Neste contexto, em 2019 foi realizado um projeto de extensão direcionado a egressos do sistema prisional, cuja experiência é relatada neste artigo. As principais lições aprendidas são discutidas, assim como o impacto causado, a saber: o aumento da autoestima das pessoas atendidas pelo projeto e a oferta de novas oportunidades no setor produtivo. Ficou evidente a necessidade de ações semelhantes como forma de reinserção social.

http://dx.doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n15.p138-142.3098

Biografia do Autor

Raphael de Aquino Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás com período sanduíche no Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (INRIA), França. Possui graduação (2006) e mestrado (2009) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e coordena o curso de Mestrado Profissional de Tecnologia de Processos Sustentáveis do IFG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação em Nuvem, Internet das Coisas e Sistemas Adaptativos.

Referências

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL (DPN). Infopen – Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias. 2019. Disponível em: <https://cutt.ly/FkptUM5>. Acesso em: 18 nov. 2020.

DIRETORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA. Egressos do

sistema penitenciário goiano concluem curso de qualificação profissional pelo Projeto Alvorada. 2019. Disponível em: <https://cutt.ly/JkptFNx>. Acesso em: 18 nov. 2020.

PNAD, I. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-28 — Atualizado em 2021-10-08

Versões

Edição

Seção

Relatos de Experiência