Liga acadêmica “o ensino de química no contexto amazônico”: interface entre Ensino, Pesquisa e Extensão

Autores

Palavras-chave:

Extensão. Aprendizagem significativa. Química. Coari.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar as experiências vivenciadas pela Liga Acadêmica “O ensino de Química no contexto amazônico”, utilizando metodologias didáticas experimentais e lúdicas como estratégia para o ensino de Química. A atividade foi realizada para discentes do Ensino Médio (2º e 3º anos) na cidade de Coari, Amazonas. A metodologia consistiu na recepção, palestra, atividade experimental (indicador ácido-base, determinação da vitamina C e teste de chamas) e atividade lúdica (trilha da Tabela Periódica). O Projeto contribuiu com a divulgação de metodologias didáticas que apresentam os conteúdos de Química de forma contextualizada e presente no cotidiano dos estudantes, sendo de fácil execução e de baixo custo. A interação dos acadêmicos com a comunidade proporcionou a divulgação da Química e contribuiu com o desenvolvimento do papel social e de formação no desenvolvimento da tríade Ensino-Pesquisa-Extensão.

 

doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p87-95.2976


Biografia do Autor

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Doutora, mestre e graduada em Química. Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas

Referências

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Publicado

2021-05-05 — Atualizado em 2021-10-08

Versões

Como Citar

Yamaguchi, K. K. de L. (2021). Liga acadêmica “o ensino de química no contexto amazônico”: interface entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (14), 87–95. Recuperado de https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/2976 (Original work published 5º de maio de 2021)

Edição

Seção

Artigos