Floresta empreendedora: indissociabilidade entre ações de ensino, pesquisa e extensão no curso técnico em florestas
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3620Palavras-chave:
Manejo, Qualidade, CapacitaçãoResumo
A Amazônia tem despertado interesse em programas, investidores e empreendedores. Nesse contexto, a educação empreendedora desempenha um papel fundamental na formação de profissionais capacitados e que buscam por inovação. Esse cenário é especialmente relevante para os recursos florestais não madeireiros da região. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi relatar as ações interdisciplinares nas disciplinas de Produtos Florestais não Madeireiros e Empreendedorismo no curso técnico em florestas, que resultaram na formação e comercialização de produtos na Feira de Empreendedorismo. Os alunos desenvolveram receitas a partir de produtos florestais não madeireiros e realizaram análises sensoriais que demonstraram a boa aceitação do público aos produtos desenvolvidos. A abordagem interdisciplinar promoveu pensamento crítico, empreendedorismo e interação com a comunidade. O sucesso da Feira destacou a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão. Os alunos foram capacitados com conhecimentos técnicos e práticos, e desenvolveram habilidades interpessoais. Essa abordagem contribuiu significativamente para a conservação da biodiversidade e impulsionou o desenvolvimento regional sustentável na Amazônia, fomentando os arranjos produtivos locais.
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