Cursos de Extensão:

uma proposta para o estágio supervisionado na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3459

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação de professores, curso de extensão

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma proposta de realização do estágio curricular supervisionado no contexto online durante a pandemia de COVID-19. Tem como objetivo compartilhar a experiência do Curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica do IFSC, no qual foi elaborado um projeto e ofertados cursos de extensão como alternativa para a realização do estágio supervisionado na formação de professores. A proposta buscou garantir aos estagiários a vivência e a experiência docente, próprias do estágio, e contemplar os requisitos previstos para a formação na licenciatura. Durante o planejamento e a execução do curso de extensão, os estagiários colocaram em ação os conhecimentos adquiridos na formação, tais como: planejamento, avaliação, utilização de tecnologias educacionais, preparação de material didático, interação e mediação docente. Esta experiência de realização do estágio curricular supervisionado através dos cursos de extensão oportunizou o aprendizado da docência em um contexto educativo através da interação real com os participantes. Para a instituição formativa, foi uma oportunidade de contribuir com a sociedade, oferecendo aperfeiçoamento profissional, ao mesmo tempo em que capacitava seus estagiários, futuros professores, para o exercício da docência.

Biografia do Autor

Caroline Lengert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000), Especialização em Educação a Distância, pela Universidade Católica Dom Bosco (2013) e mestrado em Engenharia de Produção, área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). É servidora pública federal, atua no IFSC desde 2009. De 2017 até 2022 atuou como docente na área de EaD e Tecnologias Educacionais. Em 2023 foi lotada no Câmpus Palhoça Bilíngue atuando como Professora do Curso de Pedagogia Bilíngue (Libras/Português). Foi membro do Fórum Municipal de Educação de Chapecó em 2013. Coordenou o Núcleo de Educação a Distância do Câmpus Joinville do IFSC de 2014 até 2017. Coordenou a Especialização em Tecnologias para Educação Profissional de 2019 até 2023. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias, educação a distância e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação a distância, tecnologias educacionais e prática pedagógica.

Referências

BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Orientação para Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. O que você precisa saber - Coronavírus - COVID-19. 2020a. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 14 set. 2020.

BRASIL. Portaria n.544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União. 17 jun. 2020b. edição 114, seção 1, p.62. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 20 jul. 2020.

BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo, Cengage Learning, 2012.

IFSC - INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Pedagógico de Curso Superior: Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (complementação pedagógica). Aprovado pela Resolução CEPE/IFSC n.65, de 28 de novembro de 2016. Aprovado pela Resolução CONSUP n.56, de 12 de dezembro de 2016. Florianópolis, 2016.

LIB NEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

VIVO - Fundação Telefônica. Futuro do trabalho: maioria dos jovens ainda escolhe profissões tradicionais, diz OCDE. fev. 2020. Disponível em: http://fundacaotelefonicavivo.org.br/educacao-do-seculo-xxi/futuro-do-trabalho-maioria-dos-jovens-ainda-escolhe-profissoes-tradicionais-diz-ocde/. Acesso em: 14 set. 2020.

WEFFORT, Madalena Freire. Reflexão e processo de formação do educador. In: WEFFORT, Madalena Freire. Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996. Série Seminários. p.39-40.

ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Lengert, C. (2023). Cursos de Extensão: : uma proposta para o estágio supervisionado na formação de professores. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–21. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3459