Estratégia na Educação Ambiental das Infâncias para potencializar o olhar bioecológico dos educadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca8063-723086

Palavras-chave:

educação ambiental das infâncias, crianças, educadores, olhar bioecológico.

Resumo

A conversa(ação) e construção da estratégia de Educação Ambiental das Infâncias objetivou estabelecer interlocução de concepções bioecológicas de desenvolvimento humano nas/das (com/para as) infâncias e os papéis dos educadores na educação das crianças. O entrelace experiencial proposto na investigação envolveu o protagonismo dos educadores das Redes Municipal, Estadual e em formação inicial na construção do Curso de Extensão intitulado Educação Ambiental das Infâncias, Projeto de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande– FURG, no ano de 2018. Para a análise dos dados resultantes da conversa(ação) com 46 educadores das infâncias, utilizamos o software Sobek. As percepções bioecológicas de desenvolvimento humano foram evidenciadas pela pluralidade sistêmica de conversa(ação) e articulação contextualizada de experiências potencializadoras do olhar bioecológico dos educadores das infâncias com as crianças.

http://dx.doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n15.p63-72.3086

Biografia do Autor

Eliane Lima Piske, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande- PPGEA/FURG. Bolsista CAPES. Colaboradora no Centro de Referênica em Apoio às Famílias- CRAF/FURG. Integrante do Grupo de Estudos Ecoinfâncias.

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental- PPGEA/FURG. Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- IE/FURG.

Maria Angela Mattar Yunes, UNIVERSO

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UNIVERSO, Niterói/RJ

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Publicado

2021-08-28 — Atualizado em 2021-10-08

Versões

Como Citar

Piske, E. L., Garcia, N. M., & Yunes, M. A. M. (2021). Estratégia na Educação Ambiental das Infâncias para potencializar o olhar bioecológico dos educadores. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (15), 63–72. https://doi.org/10.35700/ca8063-723086 (Original work published 28º de agosto de 2021)

Edição

Seção

Artigos