Empreendedorismo e aprendizagem em gestão de serviços de refeições fora do lar: a experiência da Lanchonete Escola NutriGD
Palavras-chave:
Empreendedorismo. Incubação social. Refeições fora do larResumo
Os serviços de refeições fora do lar vêm tendo um aumento na demanda, o que pode representar uma importante fatia de mercado para empreendedores. No entanto, para empreender nessa área, é necessário formação e capacitação, pois o despreparo pode levar à falência. Este trabalho teve por objetivo relatar a experiência de um projeto de extensão universitária, aplicado em uma lanchonete escola de empreendedorismo. Um grupo de mulheres empreendedoras, previamente organizadas em associativismo, para produção e comercialização de lanches, tais como, sanduíches naturais, salgados assados, bolos e outros, destinados à comercialização em coffee breaks de eventos científicos e em uma lanchonete localizada no Centro de convivência do Campus da Universidade.
doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p106-111.3007
Referências
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE. Comer fora de casa consome um terço das despesas das famílias com alimentação. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25607-comer-fora-de-casa-consome-um-terco-das-despesas-das-familias-com-alimentacao Acesso em: maio de 2020
CARVALHO, EM. et al. Diagnóstico produtivo participativo de um empreendimento do setor alimentício com base na economia solidária Braz. J. of Develop., Curitiba, V. 5, N. 9, p. 14722-14739 sep. 2019
CASTILHO, LF. Análise da gestão de um restaurante escola de empreendedorismo social e solidário: estudo aplicado ao Bistrô Eco Sol UFGD. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD, Mato Grosso do Sul.
COSTA, ML. Análise econômico-ambiental e nutricional em processos de produção de refeições. 2017, 85p. Dissertação (Mestre em Agronegócios) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD, Dourados.
HESPANHA, P. et al. Dicionário internacional da outra economia. Coimbra: Almedina, 2009.
LUCION, EV et al. Análise da produção científica em periódicos nacionais sobre incubadoras de empresas. Rev. Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis V. 5, N. 1, 2020
MAGALHÃES, AM. Interação entre sistemas agroindustriais, modelos alimentares e saúde. Novas Edições Acadêmicas, 2019.
MAGALHÃES, AM. et al. Análise de desempenho de um projeto de empreendedorismo solidário na área de refeições fora do lar: Bistrô Eco Sol UFGD. In: Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Foco: Volume 13/ Organização Editora Poisson – Belo Horizonte - MG: Poisson, 2019. 287p.
MAGALHÃES, AM. et al. Incubadora Social como espaço de aprendizagem e promoção do Desenvolvimento Local: O caso do Restaurante Escola Bistrô Eco Sol. Rev. Des. Social. N. 15/01, 2015
MANCE, Euclides A. (org). Redes de Economia Solidária: a expansão de uma alternativa global. Fórum Social Mundial. Porto Alegre. 2002. Disponível em: http://euclidesmance.net/docs/fsm2.htm Acesso em: maio de 2020.
MENASCHE, R. Tendências da alimentação contemporânea: percurso e elementos para uma agenda de pesquisa. Campos, V.19, N. 2, 2018
QUEIROZ, V.P. COELHO, B.A. Alimentação Fora de Casa: Uma investigação sobre os determinantes da decisão de consumo dos domicílios brasileiros. Análise Econômica, Porto Alegre, ano 35, n. 67, p. 67-104, mar. 2017.
SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Lista dos 6 maiores erros de quem vai à falência. Disponível em: https://respostas.sebrae.com.br/6-maiores-erros-de-quem-vai-falencia/ . Acesso em: maio de 2020.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-08 (2)
- 2021-05-05 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.