Segurança Alimentar e Valorização do Protagonismo Feminino na Agricultura Familiar

Autores

  • Vilson Cesar Schenato Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Canoinhas.
  • Victória Luiza Schelbauer de Lima Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Maiara Soares Fragoso Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca201809%25p2457

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência de um projeto de extensão que teve como objetivo refletir sobre a desigualdade de gênero no meio rural e abordar sobre as questões de Segurança Alimentar. Na dinâmica produtiva da Agricultura Familiar, a mulher vem conquistando cada vez mais espaço, porém em muitos casos elas ainda sofrem com a cultura machista que as coloca apenas como auxiliares dos maridos nas atividades. A metodologia utilizada foi palestras seguidas de entrevistas e discussões.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2018.ano5n9.p85-89.2457

Biografia do Autor

Vilson Cesar Schenato, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Canoinhas.

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, possui Mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2010). É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003) e especialista em História e Região também pela UNIOESTE (2005). Professor efetivo de Sociologia no Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência docente em Sociologia e Antropologia. Enquanto pesquisador se concentra nos seguintes temas: Teoria Sociológica; Campesinato, Grupos Sociais Rurais; Oeste Paranaense; Agreste Paraibano; Construções Identitárias e Relações Sócio-culturais; Direitos Humanos; Educação, Trabalho e Realidade Brasileira. Líder do Grupo de Pesquisa: Identidades, Desenvolvimento e Democracia (Certificado pelo CNPq).

Victória Luiza Schelbauer de Lima, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Estudante concluinte do curso Superior em Tecnologia de Alimentos.

Maiara Soares Fragoso, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Estudante concluinte do curso Superior em Tecnologia de Alimentos.

Downloads

Publicado

2019-01-04 — Atualizado em 2021-10-13

Versões

Como Citar

Schenato, V. C., Schelbauer de Lima, V. L., & Fragoso, M. S. (2021). Segurança Alimentar e Valorização do Protagonismo Feminino na Agricultura Familiar. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (9). https://doi.org/10.35700/ca201809%p2457 (Original work published 4º de janeiro de 2019)

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)