Educação em Saúde na Escola: Vivência com Estudantes do Sexo Masculino de Escolas Públicas

Autores

  • Maria Isabelle Barbosa da Silva Brito Instituto Aggeu Magalhães/FIOCRUZ-PE
  • Jéssica Kelly Coutinho de Melo Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).
  • Valéria Alexandre do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Yasmim Guimarães Tavares Universidade de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca201809%25p2375

Palavras-chave:

Círculos de cultura. Estudantes. Saúde do homem. Educação em saúde.

Resumo

Objetivo: Empoderar indivíduos do sexo masculino em questões de saúde, através de intervenções educativas. Método: Pesquisa-ação, baseada na metodologia de Círculos de Cultura de Paulo Freire. Realizada em quatro escolas públicas da cidade do Recife/PE, com cerca de 70 estudantes do gênero masculino. Obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Complexo Hospitalar HUOC/PROCAPE recebendo parecer favorável nº 563.770. Resultados: As intervenções foram compostas por cinco encontros,  abordando os níveis de atenção à saúde; sexualidade e paternidade precoce; violência; consumo de álcool e outras drogas e alimentação saudável. Conclusão: Pode-se perceber a importância da desconstrução da ideia de invulnerabilidade do homem e que os mesmos expressem seus medos e fragilidades, para que se sintam mais confortáveis em procurar ajuda.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2018.ano5n9.p30-40.2375

Biografia do Autor

Maria Isabelle Barbosa da Silva Brito, Instituto Aggeu Magalhães/FIOCRUZ-PE

Enfermeira pela Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, PE, Brasil. Residente em Saúde Coletiva pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM)/FIOCRUZ-PE. Recife, PE, Brasil.

Jéssica Kelly Coutinho de Melo, Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).

Enfermeira pela Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, PE, Brasil. Residente em Enfermagem Obstétrica pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). Recife, PE, Brasil.

Valéria Alexandre do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Enfermeira pela Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, PE, Brasil. Residente em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, PE, Brasil.

Yasmim Guimarães Tavares, Universidade de Pernambuco.

Enfermeira pela Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, PE, Brasil. Enfermeira Auditora no Hospital Santa Joana (HSJ), Recife, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-04 — Atualizado em 2021-10-12

Versões

Como Citar

Brito, M. I. B. da S., Melo, J. K. C. de, Nascimento, V. A. do, & Tavares, Y. G. (2021). Educação em Saúde na Escola: Vivência com Estudantes do Sexo Masculino de Escolas Públicas. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (9). https://doi.org/10.35700/ca201809%p2375 (Original work published 4º de dezembro de 2018)

Edição

Seção

Artigos