Estratégias facilitadoras no processo de ensino/aprendizagem: uma análise no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca20170737-442196Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Estratégias de Ensino/Aprendizagem. Estágio de ObservaçãoResumo
Este texto tem como propósito analisar a prática docente, avaliada durante o estágio de observação, à luz de uma epistemologia construtivista e de teorias de aprendizagem. O principal objetivo é evidenciar as práticas pedagógicas definidas pela professora de ciências do ensino fundamental de uma escola pública, e analisar se as estratégias utilizadas podem facilitar uma aprendizagem de forma significativa, de acordo com a teoria de aprendizagem significativa (TAS). Entre os resultados obtidos, destaca-se a observação de vários instrumentos utilizados nas abordagens pedagógicas, um fato que se opõe às metodologias tradicionais de ensino.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2017.ano4n7.p37-44.2196
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-13 (2)
- 2018-03-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.