v. 10 n. 17 (2021): Revista "EJA em Debate"

A capa apresenta duas mãos de um trabalhador sobre uma folha de papel, com uma caneta simples ao lado e um celular com a tela quebrada. As mãos são negras, e dois dedos da mão direita estão sobre a mão esquerda. O ambiente é pouco iluminado e demonstra uma pessoa estudando de forma remota, apesar de seus poucos recursos.

Revista EJA em Debate

Ano 10, edição nº 17 – jan-jun. 2021

Esta edição de número 17, respectiva ao primeiro semestre de 2021, está sendo lançada em um momento de transição no contexto pandêmico em que estamos inseridos, uma vez que – finalmente, após inúmeros percalços – tivemos um avanço considerável na vacinação no Brasil, alcançando, inclusive, os sujeitos mais jovens, com a primeira e a segunda dose da vacina.

Os textos da revista contemplam as seções de formação de professores, políticas públicas e teorias e práticas pedagógicas.

Seção de “Formação de professores”

Projetos formativos em educação escolar de jovens e adultos: as pesquisas sobre ensino de biologia da área de avaliação educação da CAPES (1997-2019)   

Júlia Beatriz Mendes de Assunção

Lucas Martins de Avelar

Rones de Deus Paranhos

Juvenilização da EJA: possibilidades e desafios na escolarização

Kerén Talita Silva Miron

Chris Royes Schardosim

Seção de “Políticas Públicas”

Educação de jovens e adultos: disputas e conflitos na construção de um direito social na cidade de belo horizonte

Clifton Arllen Gomes Fernandes

Francisco André Silva Martins Martins

“Escola, educação básica e analfabetismo estrutural no brasil: a negação da escola aos trabalhadores”

José Ronaldo Silva dos Santos

Tenório Batista Lima Sobrinho

 “A EJA na Amazônia brasileira: a produção intelectual na ANPED/norte”

Adriana Francisca de Medeiros        

Silvane dos Santos Pereira

Seção de “Teoria e práticas pedagógicas”

“O estudo de grandezas e medidas num livro didático da EJA: reflexões acerca das práticas de numeramento”

Carlesom dos Santos Piano   

Narciso Das Neves Soares

“Análise do ambiente e desenvolvimento do ensino e aprendizagem: perspectiva e resiliência às mudanças climáticas na educação de jovens e adultos (EJA)”

Adriano Ineia

Priscila de Campos Velho

Thais Emilia Reder

Rodrigo Spinelli

Publicado: 2021-11-24

Edição completa

EDITORIAIS