O ESTUDO DE GRANDEZAS E MEDIDAS NUM LIVRO DIDÁTICO DA EJA

REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO

Autores

Palavras-chave:

EJA. Práticas de Numeramento. Livro didático de Matemática. Grandezas e Medidas

Resumo

Ao se tratar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é inegável a relevância do ensino e aprendizagem matemática para a ampliação dos conhecimentos necessários à vida profissional e social dos sujeitos inseridos neste contexto. O objetivo geral deste artigo é analisar a forma como as práticas de numeramento referentes ao conteúdo de grandezas e medidas estão apresentadas em um livro didático de matemática voltado para a EJA, refletindo se o conteúdo apresentado no livro didático de matemática contribui positivamente para o processo de ensino-aprendizagem dos sujeitos da EJA. A abordagem metodológica é qualitativa, tendo como pesquisa principal a análise de conteúdo e como pesquisa secundária, a pesquisa documental. Os resultados encontrados evidenciam uma forte tendência na apresentação de questões numéricas com foco voltado ao estudo de medidas, porém, faz pouca relação ao estudo de grandezas. Em acréscimo, há pouca contextualização do conteúdo abordado em relação às práticas de numeramento como, por exemplo, a linguagem e as práticas voltadas ao público da EJA.

Palavras-chave: EJA. Livro didático de Matemática. Grandezas e Medidas. Práticas de Numeramento.

Biografia do Autor

Carlesom dos Santos Piano, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/UNIFESSPA

NARCISO DAS NEVES SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

Licenciado em Matemática pela Faculdade de Educação da Fundação Educacional do Pará - (Atual UEPA), Especialista em Matemática pela Faculdade de Matemática da UFPA, Mestre em Ciências e Matemáticas pelo IEMCI - UFPA e Doutorado em Educação pela FACED-UFBA.

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Publicado

2021-11-24 — Atualizado em 2021-12-02

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Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS