O ESTUDO DE GRANDEZAS E MEDIDAS NUM LIVRO DIDÁTICO DA EJA
REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO
Palavras-chave:
EJA. Práticas de Numeramento. Livro didático de Matemática. Grandezas e MedidasResumo
Ao se tratar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é inegável a relevância do ensino e aprendizagem matemática para a ampliação dos conhecimentos necessários à vida profissional e social dos sujeitos inseridos neste contexto. O objetivo geral deste artigo é analisar a forma como as práticas de numeramento referentes ao conteúdo de grandezas e medidas estão apresentadas em um livro didático de matemática voltado para a EJA, refletindo se o conteúdo apresentado no livro didático de matemática contribui positivamente para o processo de ensino-aprendizagem dos sujeitos da EJA. A abordagem metodológica é qualitativa, tendo como pesquisa principal a análise de conteúdo e como pesquisa secundária, a pesquisa documental. Os resultados encontrados evidenciam uma forte tendência na apresentação de questões numéricas com foco voltado ao estudo de medidas, porém, faz pouca relação ao estudo de grandezas. Em acréscimo, há pouca contextualização do conteúdo abordado em relação às práticas de numeramento como, por exemplo, a linguagem e as práticas voltadas ao público da EJA.
Palavras-chave: EJA. Livro didático de Matemática. Grandezas e Medidas. Práticas de Numeramento.
Referências
ADELINO, P. R.; FONSECA, M.C.F.R. Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação 19(56): p. 181-257, 2014.
AZEVEDO, D. P. Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção “EJA – Mundo do Trabalho”. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru - UNESP, São Paulo, 2016.
BIANCHI, M. H. C.; CUNHA, M. B. O ensino de Matemática na EJA: percepções de docentes e alunos matriculados no ensino fundamental I. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série. Brasília: MEC/SEF/COEJA, 2002, v. 1, 148 p.12.
BRASIL - Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: EJA. Brasília: MEC; SECAD, 2010.
DANTE, Luís Roberto. Livro didático de Matemática: uso ou abuso? In: Em aberto. Brasília, v. 26, n. 69, p. 52, 1996.
EDITORA POSITIVO. Educação de Jovens e Adultos “Alcance EJA”: anos finais do ensino fundamental. 1º ed. Curitiba: Positivo, 2013.
FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Autêntica, 2007. 120p.
FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Autêntica, 2012. 3ª ed. 120p.
FONSECA, M. C. F. R. EJA: especificidades, desafios, contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
JESUS, M. M. A linguagem matemática na educação de jovens e adultos (EJA). Trabalho de Conclusão de Curso, UCB, 2007.
Disponível em: <https://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22007/MariluMariadeJesus.pdf>. Acesso: 26/05/2019.
LIMA, P. C. Constituição de práticas de numeramento em eventos de tratamento da informação na EJA. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
LORENZATO, S.; FIORENTINI, D. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2007.
RODRIGUES, P. R. O ensino de matemática na EJA em escolas municipais de Santa Maria. 2008. 268 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
SOARES, M. B. Letramento e escolarização. In: Ribeiro, V. M. Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2006.
TOLEDO, M. E. R. O. Numeramento e escolarização: o papel da escola no enfrentamento das demandas matemáticas cotidianas. In: FONSECA, M. C. F. R. [org.]. Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004, p. 91-105.
VIEIRA, M. C. Fundamentos históricos, políticos e sociais da educação de jovens e adultos. Vol. I: aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil. Brasília, 2004. p. 40-42.
Publicado
Versões
- 2021-12-02 (2)
- 2021-11-24 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EJA em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).