Um estudo de conceitos de Cinemática com alunos dos Ensino Médio, modalide EJA
Resumo
Este trabalho baseou-se na aplicação de uma Sequência Didática, proposta como sendo uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para alunos do Ensino Médio, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), em uma escola pública do município de Amargosa (BA). O objetivo desta pesquisa foi proporcionar condições para que alunos da EJA pudessem aprender significativamente conceitos iniciais de Cinemática de forma ativa e reflexiva e, depois, analisar o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia seguiu os parâmetros da abordagem qualitativa, segundo Bogdan e Biklen (2013). A Teoria da Aprendizagem Significativa foi utilizada como referencial teórico (Ausubel, 1980; 2003). Para este trabalho de pesquisa, foi construída uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, a qual se fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa. Para a coleta dos dados, inicialmente, foi elaborado um questionário para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos básicos de Cinemática. Para a análise de dados, foram utilizados os preceitos propostos por Bogdan e Biklen (2013). Como resultado, em uma primeira análise, os dados evidenciam que, nas atividades realizadas durante a intervenção, os alunos demonstraram uma melhor compreensão de alguns conceitos científicos, os quais poderão ser ancoradouros para o entendimento dos conceitos básicos de Cinemática, em que apresentaram evidências de aprendizagem e o desenvolvimento de subsunçores para os conceitos estudados.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Conceitos físicos. Aprendizagem significativa. Subsunçor. Intervenção.
ABSTRACT
This work was based on the application of a Didactic Sequence, proposed as a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), for high school students in the EJA (Youth and Adult Education) modality at a public school in the municipality of Amargosa, Bahia. The objective of this research was to provide conditions for EJA students to meaningfully learn initial concepts of Kinematics in an active and reflective way and, later, to analyze their learning process. The methodology followed the parameters of the qualitative approach, according to Bogdan and Biklen (2013). The Theory of Significant Learning was used as a theoretical framework (Ausubel, 1980; 2003). For this research work, a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) was constructed based on the Theory of Significant Learning. For data collection, a questionnaire was developed to assess students’ prior knowledge of the basic concepts of Kinematics. For data analysis, the precepts proposed by Bogdan and Biklen (2013) were used. As a result, data show that in the activities carried out during the intervention, the students demonstrated a better understanding of some scientific concepts, which can be anchors for the understanding of the basic concepts of Kinematics.
Keywords: Science teaching. Physical concepts. Meaningful learning. Subsumer. Intervention.
RESUMEN
Este trabajo se basó en la aplicación de una Secuencia Didáctica, propuesta como una Unidad de Enseñanza Potencialmente Significativa (UEPS), para estudiantes de la secundaria, en la modalidad EJA (Educación de Jóvenes y Adultos), en una escuela pública en el municipio de Amargosa, Bahía. El objetivo de esta investigación fue proporcionar condiciones para que los estudiantes de la EJA aprendieran significativamente conceptos iniciales de Cinemática de forma activa y reflexiva y, posteriormente, que se analizara su proceso de aprendizaje. La metodología siguió los parámetros del enfoque cualitativo, según Bogdan y Biklen (2013). La Teoría del Aprendizaje Significativo se utilizó como marco teórico (Ausubel, 1980; 2003). Para este trabajo de investigación, se construyó una Unidad de Enseñanza Potencialmente Significativa (UEPS), que se basa en la Teoría del Aprendizaje Significativo. Para la recolección de datos, inicialmente se desarrolló un cuestionario para evaluar el conocimiento previo de los estudiantes sobre los conceptos básicos de Cinemática. Para el análisis de datos, se utilizaron los preceptos propuestos por Bogdan y Biklen (2013). Como resultado, en un primer análisis, los datos muestran que, en las actividades realizadas durante la intervención, los estudiantes demostraron una mejor comprensión de algunos conceptos científicos, los cuales pueden ser ancladero para la comprensión de los conceptos básicos de la Cinemática, en los que presentaron evidencia de aprendizaje y desarrollo de subsunciones para los conceptos estudiados.
Palabras-clave: Enseñanza de las ciencias. Conceptos físicos. Aprendizaje significativo. Subsumir. Subsunción. Intervención.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EJA em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).