Um estudo de conceitos de Cinemática com alunos dos Ensino Médio, modalide EJA

Authors

Abstract

Este trabalho baseou-se na aplicação de uma Sequência Didática, proposta como sendo uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para alunos do Ensino Médio, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), em uma escola pública do município de Amargosa (BA). O objetivo desta pesquisa foi proporcionar condições para que alunos da EJA pudessem aprender significativamente conceitos iniciais de Cinemática de forma ativa e reflexiva e, depois, analisar o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia seguiu os parâmetros da abordagem qualitativa, segundo Bogdan e Biklen (2013). A Teoria da Aprendizagem Significativa foi utilizada como referencial teórico (Ausubel, 1980; 2003). Para este trabalho de pesquisa, foi construída uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, a qual se fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa. Para a coleta dos dados, inicialmente, foi elaborado um questionário para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos básicos de Cinemática. Para a análise de dados, foram utilizados os preceitos propostos por Bogdan e Biklen (2013). Como resultado, em uma primeira análise, os dados evidenciam que, nas atividades realizadas durante a intervenção, os alunos demonstraram uma melhor compreensão de alguns conceitos científicos, os quais poderão ser ancoradouros para o entendimento dos conceitos básicos de Cinemática, em que apresentaram evidências de aprendizagem e o desenvolvimento de subsunçores para os conceitos estudados.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Conceitos físicos. Aprendizagem significativa. Subsunçor. Intervenção.

ABSTRACT

This work was based on the application of a Didactic Sequence, proposed as a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), for high school students in the EJA (Youth and Adult Education) modality at a public school in the municipality of Amargosa, Bahia. The objective of this research was to provide conditions for EJA students to meaningfully learn initial concepts of Kinematics in an active and reflective way and, later, to analyze their learning process. The methodology followed the parameters of the qualitative approach, according to Bogdan and Biklen (2013). The Theory of Significant Learning was used as a theoretical framework (Ausubel, 1980; 2003). For this research work, a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) was constructed based on the Theory of Significant Learning. For data collection, a questionnaire was developed to assess students’ prior knowledge of the basic concepts of Kinematics. For data analysis, the precepts proposed by Bogdan and Biklen (2013) were used. As a result,  data show that in the activities carried out during the intervention, the students demonstrated a better understanding of some scientific concepts, which can be anchors for the understanding of the basic concepts of Kinematics.

Keywords: Science teaching. Physical concepts. Meaningful learning. Subsumer. Intervention.

 

RESUMEN

Este trabajo se basó en la aplicación de una Secuencia Didáctica, propuesta como una Unidad de Enseñanza Potencialmente Significativa (UEPS), para estudiantes de la secundaria, en la modalidad EJA (Educación de Jóvenes y Adultos), en una escuela pública en el municipio de Amargosa, Bahía. El objetivo de esta investigación fue proporcionar condiciones para que los estudiantes de la EJA aprendieran significativamente conceptos iniciales de Cinemática de forma activa y reflexiva y, posteriormente, que se analizara su proceso de aprendizaje. La metodología siguió los parámetros del enfoque cualitativo, según Bogdan y Biklen (2013). La Teoría del Aprendizaje Significativo se utilizó como marco teórico (Ausubel, 1980; 2003). Para este trabajo de investigación, se construyó una Unidad de Enseñanza Potencialmente Significativa (UEPS), que se basa en la Teoría del Aprendizaje Significativo. Para la recolección de datos, inicialmente se desarrolló un cuestionario para evaluar el conocimiento previo de los estudiantes sobre los conceptos básicos de Cinemática. Para el análisis de datos, se utilizaron los preceptos propuestos por Bogdan y Biklen (2013). Como resultado, en un primer análisis, los datos muestran que, en las actividades realizadas durante la intervención, los estudiantes demostraron una mejor comprensión de algunos conceptos científicos, los cuales pueden ser ancladero para la comprensión de los conceptos básicos de la Cinemática, en los que presentaron evidencia de aprendizaje y desarrollo de subsunciones para los conceptos estudiados.

Palabras-clave: Enseñanza de las ciencias. Conceptos físicos. Aprendizaje significativo. Subsumir. Subsunción.  Intervención.

Author Biographies

Daniel de Jesus Melo dos Santos, UFRB/CFP

Doutorando em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB em 2017; Especialista em Metodologia do Ensino de Física pela Faculdade São Gabriel da Palha em 2015; Especialista em Matemática com Ênfase em Informática na Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB em 2007; Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal da Bahia - UFBA em 2013; Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC em 2003; Graduado em Estatística pela Escola Superior de Estatística da Bahia - ESEB em 1999. Possui formação nas áreas de Ensino de Física, Matemática e Estatística e atua nas linhas de pesquisa de processos de ensino-aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório e em Educação Científica e a Formação da Cidadania para o Trânsito.

Priscila Valdênia dos Santos, UFRB/CFP

Possui graduação em Bacharelado em Física (2007), mestrado em Física (2011) e em Meteorologia (2010) pela Universidade Federal de Campina Grande, e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professora adjunta C no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência em Física e em Ciências Atmosféricas, com ênfase em Física Estatística, Teoria Quântica de Campos, Climatologia e Aeronomia. Nos últimos anos tem se dedicado também às pesquisas sobre ensino de Física para alunos cegos e de baixa visão, experimentos de Física baseados em microcontrolador e material de baixo custo e robótica educacional com Arduino e Raspberry Pi.

Sergio Luiz Bragatto Boss, UFRB/CFP

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Bauru-SP (2006), Mestrado (2009) e Doutorado (2011) em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru. É Professor Associado III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP), no Curso de Licenciatura em Física. Atua na Pós-Graduação Stricto Sensu: Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores - PPG-ECFP (UESB/Jequié-BA). Na Pesquisa, atuou na Área de Ensino de Física e História da Ciência, principalmente com o tema: História da Eletricidade do Séc. XVIII. Na Pesquisa e Extensão, atua com Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos; Aprendizagem Significativa de David Ausubel; Contextualização no Ensino de Física e Educação para o Trânsito. No administrativo já foi Coordenador da Área de Conhecimento Física e Sociedade CFP/UFRB duas vezes (10/2013 a 04/2017 e 05/2019 a 11/2022), Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Física CFP/UFRB (06/2015 a 02/2017), Presidente da Comissão Orientadora de Estágio CFP/UFRB; Membro do Colegiado de Física CFP/UFRB (02/2014 a 02/2019); Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFRB - Subprojeto Física CFP/UFRB duas vezes; e Docente Orientador do Programa de Residência Pedagógica - Subprojeto Física. Foi Chefe do Núcleo de Educação e Ações Comunitárias (NUEDAC) na PROEXT/UFRB. Atualmente, é Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Física (NDE) CFP/UFRB e Membro da Área de Conhecimento Física e Sociedade do CFP/UFRB.

Published

2025-12-23