Aprendizagens mediadas por TICS:

Experiências formativas na educação de jovens e adultos

Autores

Resumo

RESUMO

Este texto apresenta o relato de experiências de duas qualificações técnicas, uma delas realizada com onze funcionários de uma indústria localizada na região metropolitana de Salvador (a), e a outra realizada em Salvador com Coletivo de Integração Latino Americana PachaMãe (b). O objetivo deste relato é disseminar práticas que tenham como foco o uso pedagógico de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), a fim de estimular a inovação em situações de ensino e de aprendizagem no período da pandemia da Covid-19, momento em que os formatos de trabalho se tornaram remotos. Várias pesquisas feitas no Brasil (Nascimento et al., 2011; Martinazzo et al., 2008) e no mundo (Warschauer et al., 2012; Buchele, 2009) evidenciam que a construção do conhecimento, quando associada a uma proposta pedagógica, cria um ambiente de aprendizagem móvel. De acordo com Ribeiro e Behar (2012), experiências de implantação da informática na área da educação, principalmente nos sujeitos jovens e adultos, têm mostrado que é possível utilizar o computador para melhorar a aprendizagem. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, com característica exploratória e abordagem qualitativa, cuja estratégia de pesquisa é o relato de experiências. O resultado alcançado com o artigo foi a compreensão de que as experiências relatadas demonstraram que as plataformas digitais podem ampliar oportunidades formativas e proporcionar consciência crítica quando articuladas a propostas pedagógicas estruturadas e sensíveis que fortaleçam a autonomia individual e coletiva.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Qualificações técnicas. Plataformas digitais.

ABSTRACT

This text presents the report of two technical qualifications, one of them carried out with employees of an industry located in the metropolitan region of Salvador (a) and the other one carried out in Salvador with Coletivo de Integração Latino Americana PachaMãe (b). The objective of this report is to disseminate practices that focus on the pedagogical use of Information and Communication Technologies (ICTs), in order to stimulate innovation in teaching and learning situations in the period of the Covid-19 pandemic, where work formats have become remote. Several studies carried out in Brazil (Nascimento et al, 2011), (Martinazzo et al, 2008) and worldwide (Warschauer et al, 2012), (Buchele, 2009) show that the construction of knowledge, when associated with a pedagogical proposal, creates a mobile learning environment. According to Ribeiro and Behar (2012), experiences of implantation of informatics in the area of education, mainly for young and adult students, have shown that it is possible to use the computer to improve learning. The methodology used falls within the qualitative approach. The results  indicate that the experiences described demonstrate that digital platforms can expand formative opportunities and foster critical awareness when articulated with structured and responsive pedagogical approaches that strengthen individual and collective autonomy.

Keywords:  Youth and adult education. Technical qualifications. Digital platforms.

 

RESUMEN

Este texto presenta el relato de experiencia de dos cualificaciones técnicas, una de ellas realizada con empleados de una industria ubicada en la región metropolitana de Salvador (a) y la otra realizada en Salvador con el “Coletivo de Integração Latino Americana PachaMãe” (b). El objetivo de este informe es difundir prácticas que se centren en el uso pedagógico de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), con el fin de estimular la innovación en situaciones de enseñanza y aprendizaje en el período de la pandemia de Covid-19, donde los formatos de trabajo se han vuelto remotos. En varios estudios realizados en Brasil (Nascimento et al, 2011), (Martinazzo et al, 2008) y en todo el mundo (Warschauer et al, 2012), (Buchele, 2009) muestran que la construcción del conocimiento, cuando se asocia a una propuesta pedagógica, crea un ambiente de aprendizaje móvil. Según Ribeiro y Behar (2012), experiencias de implantación de la informática en el área de la educación, principalmente en sujetos jóvenes y adultos, han demostrado que es posible utilizar la computadora para mejorar el aprendizaje. La metodología utilizada es de naturaleza aplicada, con carácter exploratorio y un enfoque cualitativo, cuya estrategia de investigación es el relato de experiencias. Los resultados alcanzados indican que las experiencias descritas demuestran que las plataformas digitales pueden ampliar las oportunidades formativas y promover la conciencia crítica cuando se articulan con propuestas pedagógicas estructuradas y sensibles que fortalezcan la autonomía individual y colectiva.

Palabras-clave: Educación de jóvenes y adultos. Cualificaciones técnicas. Plataformas digitales.



Downloads

Publicado

2025-12-23