As dificuldades na educação de jovens e adultos (EJA) durante a pandemia de covid-19: adversidades do ensino remoto
Resumo
A transição imediata do ensino presencial para o remoto, imposta pelo isolamento social decorrente da pandemia do vírus SARS-CoV-2, desafiou ainda mais as modalidades de ensino da educação brasileira, em especial a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que exige uma interação, diálogo e troca de experiências entre docente e discentes. A partir dos mais variados desafios, o artigo aborda os efeitos da crise sanitária, na vida dos estudantes trabalhadores, no processo de ensino e na aprendizagem na modalidade EJA na Escola Estadual Deputado Fernando Cláudio Capiberibe Saldanha, em Ponta Porã/MS. Através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, os resultados evidenciaram que o acesso à tecnologia de informação, o letramento digital e a necessidade do auxílio do professor estão entre os principais desafios. Em Ponta Porã, tanto docentes como discentes deixaram evidente a necessidade da experiência presencial para construção do conhecimento.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino remoto. Pandemia da Covid-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EJA em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).